quinta-feira, 22 de novembro de 2012

NOVENA PARA ALCANÇAR A SAÚDE E HISTÓRIA SÃO CAMILO LÉLLIS - PADROEIRO DOS DOENTES

SÃO CAMILO DE LÉLLIS, fundador da Ordem dos Padres e Irmãos Ministros dos Enfermos (camilianos), nasceu em 1550, na Itália, em Bucchiánico de Chieti. 

Antes de Camilo nascer, sua mãe tivera um sonho-visão: vira seu filhinho com uma Cruz Vermelha no peito, à frente dum grupo de meninos, todos eles também com a Cruz Vermelha no peito. O sonho realizou-se: Camilo tornou-se o Fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos, que hoje é um grande exército de soldados da caridade, espalhados em numerosos hospitais de quase todo o mundo.
Seu pai era marquês, homem de armas, e herdou do pai a coragem e a espada. Sempre ficava internado no hospital de São Thiago em Roma, buscando tratamento para um tumor e pagava a diária do hospital trabalhando de servente, pois o vício do jogo fê-lo perder todo o dinheiro que tinha. Colocou-se então a serviço dos capuchinhos e nesse período teve a graça da conversão e decidiu mudar de vida.
Ficou então como ajudante no hospital, servindo principalmente aos doentes mais repugnantes, ausentando-se apenas nos domingos de folga, que passava ao lado de São Felipe Néri, pelo qual foi influenciado na determinação da obra que estava para empreender.
Durante 40 anos serviu com amor e dedicação aos doentes, operando muitíssimos milagres em favor dos que sofriam.
No final do ano Santo de 1575, quando os poucos hospitais romanos mostravam-se insuficientes para atender todos os peregrinos necessitados de assistência que São Camilo de Léllis fundou a Congregação dos Ministros, ou seja, servidores dos enfermos que deveriam cuidar espiritualmente e corporalmente dos doentes. Passados dois anos, São Camilo foi ordenado sacerdote e continuou dirigindo por vinte anos seus religiosos. Sua dedicação aos doentes era tanta, que sempre repetia quando alguém queria tirá-lo do leito dos enfermos: "estou ocupado com nosso Senhor Jesus Cristo."
Foi declarado pelo Papa Leão XIII como Celeste Padroeiro dos Doentes, Enfermeiros e Hospitais. Já em 1586 o Papa Sixto V concedera a São Camilo e seus Religiosos a faculdade de levar sobre a batina uma Cruz Vermelha, símbolo da Caridade.
São Camilo de Léllis morreu no dia 14 de Julho do ano 1614, foi canonizado em 1746.
A Cruzinha benta teve sua origem nestes prodígios:
Nos campos de batalha contra os turcos (1595), os Padres Camilianos confessavam os soldados feridos e as balas cruzavam-se sobre eles, sem ferir a um só. Parecia que as balas respeitavam a Cruz Vermelha. Mais tarde uma ambulância fora totalmente destruída pelo fogo e só ficou intacta a Cruz Vermelha de pano. Em Palermo (Itália), ao serem transladadas as sepulturas dos padres Camilianos para outro lugar, foram encontradas nas sepulturas, entre pó e cinzas, as Cruzes Vermelhas, intactas. Daí a origem da Cruz Vermelha Camiliana, em ponto menor, com uma bênção especial, espalhada hoje pelo mundo. Sem conta são os milagres e graças obtidas através desta Cruzinha benta.
Esta Cruzinha é distribuída exclusivamente pelos Religiosos Camilianos.
Santuário São Camilo: Endereço: RELIGIOSOS CAMILIANOS - ESTR. VELHA DA TIJUCA, 46 – USINA - TELEFONE: 2238-3509 - RIO DE JANEIRO- RJ
ORAÇÃO
Ó Deus que pela Cruz , instrumento de nossa salvação, renovai os prodígios de vossa Paixão, concedei-nos pela virtude deste sinal de vida, que alcancemos a graça da Vida Eterna. E como destes a força de vencer, por meio da Cruz, todos os inimigos, assim pela mesma Cruz, preservai-nos de todos os males e defendei-nos da malícia do demônio. Assim seja.
Reza-se um Pai Nosso e a jaculatória: São Camilo de Léllis, rogai por nós.

NOVENA PARA ALCANÇAR A SAÚDE
1º dia
Glorioso São Camilo, que a exemplo do Menino Jesus nascestes num estábulo, alcançai-me do bom Deus a graça de sofrer com paciência as privações desta vida.
(Oração)
2º dia
Ó bondoso São Camilo, que tocado pela graça divina vos convertestes da estrada larga do pecado para o caminho da virtude, obtende-me também, lá no Céu, a graça de sair duma vez das trevas do pecado para a senda do dever.
(Oração)
3º dia
Ó piedoso São Camilo, que tivestes a dita de ver Cristo despregar-se da Cruz, para vos animar a prosseguir a obra da fundação da Ordem Camiliana, com o fim de trabalhar em prol dos doentes e empesteados, obtende-me a graça de ter nos últimos momentos da vida um Sacerdote à minha cabeceira.
(Oração)
4º dia
Ó grande herói da caridade, São Camilo, que por 40 anos não deixastes a cabeceira dos doentes, tratando-os com doçura e carinho, velai por mim lá do Céu, para que sofra tudo por amor ao bom Deus.
(Oração)
5º dia
Ó admirável São Camilo, que na terrível peste de Roma fostes o Anjo providencial, salvando tantas vítimas e consolando tantos infelizes, não vos esqueçais de mim. Salvai-me da peste do vício, e alcançai-me a cura da alma e do corpo.
(Oração)
6º dia
Ó caridoso São Camilo, que arrancastes das mães empestadas os filhinhos, para que não fossem vitimados, e os amaparastes qual terna mãezinha, velai também lá no Céu sobre nossos filhinhos para que não sejam vitimados pelos vícios e maus companheiros.
(Oração)
7º dia
Ó meigo São Camilo, que nos grandes apertos confiastes sem hesitar na Divina Providência, a qual nunca faltou, obtende-me uma confiança inabalável na Providência do Bom Deus, aceitando tudo com resignação, pois Deus sendo Pai, o que permite é sempre para nosso maior bem.
(Oração)
8º dia
Ó grande São Camilo, que padecestes cinco horríveis enfermidades, às quais chamastes "as cinco misericórdias do Senhor", e por meio delas vos santificastes, fazei que também eu carregue a cruz da minha enfermidade e por meio dela me santifique. A dor é a estrada real que nos conduz ao Paraíso.
(Oração)
9º dia
Ó glorioso São Camilo, que fostes proclamado pela Santa Igreja como celeste Patrono dos Enfermos e Enfermeiros, eu vos suplico, alcançai-me por esta novena a graça da minha cura, e eu vos prometo cumprir fielmente meus deveres de verdadeiro cristão.
(Oração)
Fonte: http://www.obompastor.org.br/artigos/pt-br/vida-de-s-camilo-de-l-llis

Nenhum comentário: