sábado, 20 de outubro de 2012

Grupo de oração, eu participo!


Como tem sido a nossa participação no Grupo de Oração? Estamos sendo fiéis semanalmente? Será que achamos que a nossa presença no GO é facultativa porque participamos de algum ministério? Não estamos substituindo a nossa presença no GO pelos grandes eventos e retiros?

Na reunião de setembro de 2007 do Conselho Nacional da RCC, em Brasília-DF, o Senhor nos pedia uma volta profunda ao início, ao entusiasmo e à alegria do primeiro amor. Dizia o Senhor: "No início, vocês se maravilhavam com o grande mistério do meu amor. Sabiam que estavam diante de uma realidade maravilhosa, grande, magnífica, que ultrapassava o vosso entendimento, e ficavam na expectativa de poderem ser tocados pela minha graça. Vocês esperavam milagres de mim. Quero que voltem a esperar milagres e a enfrentar os problemas de suas vidas com fé".
Volta profunda ao início é também o grupo de oração, a porta permanentemente aberta. Confirmação: Apo 3, 7-13 "Conheço as tuas obras: Eu pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar; porque apesar da tua fraqueza, guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome."
Dessa forma, percebemos que uma nova unção se derrama sobre a RCC no Brasil e que, obedecendo à voz do Senhor, nos próximos anos a prioridade será a valorização dos grupos de oração.
Que o Espírito Santo nos conduza, nesse momento histórico, a investirmos sem reservas no “avivamento” e na formação dos servos dos grupos de oração espalhados por todo o Brasil!

O que é Grupo de Oração?

Se a nossa prioridade é o Grupo de Oração, vamos recordar o que é Grupo de Oração Carismático.
O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.
Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.
O grupo de oração da RCC não deve esquecer, obviamente, de sua identidade carismática. Os outros grupos dentro de outras experiências são importantes para a Igreja e para as pessoas, mas o Grupo de Oração carismático tem características próprias: Batismo do Espírito Santo e o uso dos Carismas.
Cada Grupo de Oração precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, criando não só na Igreja, mas no mundo todo, uma cultura de Pentecostes através da qual todos busquem a construção do Reino de Deus. A vivência dessa vocação da Renovação Carismática pede uma consagração sincera de cada um de nós, sem reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.
Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.

Autor: José Maria de Mello Júnior - Coordenador da Comissão Nacional de Formação

Data: 22-02-2008 
Hora da publicação: 11:02:34

Você já aderiu a campanha contra o Aborto?



Veja como está a mobilização que a RCC está fazendo em todo o país.
Durante todo o mês de Agosto, nossos Grupos de Oração, estão sendo convidados a rezar pelas famílias. Os filhos são parte integrante da célula familiar. Preciamos entrar na luta a favor da vida. 
Pedimos que cada grupo de oração se empenhe para conseguir muitas assinaturas da campanha. Precisamos de um milhão de assinaturas. Podemos contar com você?
Se você ainda não fez parte desta campanha, mobilize-se. Ajude a impedir o assassinato de crianças, ainda no ventre de suas mães; afinal existem grupos tentando descriminalizar o aborto no Brasil.
Estamos fazendo nossa coleta de assinaturas para que não tramite mais no Congresso Nacional o Projeto de Lei que libera a prática do aborto, pelo Sistema Único de Saúde – SUS, até o nono mês de gestação.
Clique aqui  para imprimir uma folha de abaixo-assinado.  Precisamos alcançar 1.000.000 (um milhão) de assinaturas e apresentar aos políticos do Brasil,  a vontade popular, donde, com certeza, prevalece o direito à vida desde a concepção até a morte natural. Ainda em 2009 vamos proclamar nossa defesa da vida.
Leia o que a Coordenadora Nacional do Ministério de Promoção Humana da RCC Brasil, Marizete Martins Nunes do Nascimento diz sobre a Campanha:
“Comunicamos que, até 17.07.2009, chegaram ao Ministério Nacional de Promoção Humana da Renovação Carismática Católica 801.314 assinaturas contra a aprovação do Projeto de Lei 1135/91, que prevê a total descriminalização do aborto em nosso País, com o agravante de que até a 12ª semana de gestação seja assegurada a cobertura deste crime pelo SUS e pelos Planos de Saúde do Brasil.
Este é o nosso primeiro trabalho de MOBILIZAÇÃO NACIONAL, precisamos concluí-lo até OUTUBRO DE 2009, faltam apenas 198.686 assinaturas. Vamos terminar nossa COLETA DE ASSINATURAS, pois a luta pela vida continua em nosso Congresso Nacional e os parlamentares precisam saber a nossa vontade (ou seja a vontade do povo), para votarem contra do Projeto de lei”.
Abaixo estão discriminados os Estados e o respectivo número de assinaturas colhidas, ressaltando que prorrogamos até OUTUBRO DE 2009 para continuar a coleta de assinaturas, alertando que precisamos de pelo menos 1.000.000 de assinaturas para que a nossa reivindicação, junto ao Congresso Nacional, tenha representatividade da vontade popular:
EstadosNº de assinaturas colhidas
São Paulo128.472
Paraná112.136
Bahia100.288
Minas Gerais82.294
Espírito Santo64.467
Goiás  56.693
Rio Grande do Sul  39.391
Assinaturas Eletrônicas24.618
Rio de Janeiro18.881
Ceará  18.075
Santa Catarina   16.889
Piauí    14.539
Distrito Federal       14.461
Pernambuco   12.653
Paraíba  12.590
Mato Grosso do Sul 11.648
Mato Grosso   10.683
Tocantins 10.454
Amazonas  9.644
Pará  9.366
Maranhão9.281
Rio Grande do Norte  8.758
Rondônia 6.046
Alagoas 4.478
Amapá 2.181
Orlando-Flórida (USA) – brasileiros1.745
Roraima 422
Acre 161
TOTAL   801.314



















Vamos ofertar nossa coleta ao Senhor, declarando que Jesus é o Senhor de todas as crianças do Brasil.
Mobilize seu Grupo de Oração e sua Paróquia. Participe da coleta de assinaturas. Não fiquemos à mercê daqueles que querem implantar, a qualquer custo, a cultura de morte no Brasil por meio de leis iníquas.
Após coletar as assinaturas, envie a lista para o Escritório Nacional no endereço: Rua Doutor Cassiano, 711, Centro – Pelotas (CEP 96015-700).
Se você tiver dúvidas de como participar desta campanha pela vida, ligue para (53) 3227- 0710 ou acesse o nosso site: www.rccbrasil.org.br
Participe! Sua adesão pode salvar vidas!

O ensinamento dos santos sobre como é a vida no céu


O ensinamento dos santos sobre como é a vida no céu
“A alma no céu se dá toda a Deus e Deus se dá todo à alma na medida em que ela é capaz e segundo seus merecimentos”. (Santo Afonso de Ligório)
“Só no céu haverá alegria sem anuviamento”. (Santa Teresinha)
“Passarei meu céu fazendo o bem na terra”. (Santa Teresinha)
“No céu seremos alimentados pelo sopro de Deus. Ele nos colocará como um arquiteto coloca as pedras num edifício, cada um no lugar que convém”. (São João Maria Vianney)
“O Céu é a posse de Deus. No céu contempla-se a Deus, adora-se e ama-se a ele. Mas para chegar ao céu é preciso desprender-se da terra”. (Santa Teresa dos Andes)
“O que são cinqüenta anos e mesmo cem de vida, comparados com a eternidade? Sacrifício aqui no desterro, glória sem fim na pátria”. (Santa Teresa dos Andes)
“Não acha você que por muito que alguém se sacrifique nesta vida, nada é em comparação com a felicidade que desfrutaremos na eternidade? Quão pouco sacrifício, e uma eternidade de gozo”. (Santa Teresa dos Andes)
“O céu não é senão um sacrário sem portas, uma Eucaristia sem véus, uma comunhão sem fim”. (Santa Teresa dos Andes)
“No céu a ocupação das almas será adorar e amar. Iniciaremos, pois, na terra o que faremos por toda a eternidade”. (Santa Teresa dos Andes)
“É tão grande o bem que espero, que todo o sofrimento me é um grande prazer”. (São Francisco de Assis)
“A eterna bem-aventurança, nossa vida tão desejada, consiste e se firma num amor íntimo e verdadeiro a Deus nosso Cristo e Senhor”. (Santo Inácio de Loyola)
“No Santíssimo Sacramento sua suprema majestade, em divindade e humanidade, está tão sublime, tão inteira, tão poderosa, tão infinita, como está no céu”. (Santo Inácio de Loyola)
“Deus mesmo será o fim de nossos desejos, aquele que contemplaremos sem fim, amaremos sem saciedade, louvaremos sem cansaço”. (Santo Agostinho)
“A felicidade de uma consciência tranquila é o gozo antecipado da felicidade do céu”. (Santo Agostinho)
“No céu, a alma, vendo a Deus, não pode deixar de amá-lo com todas as suas forças”. (Santo Afonso de Ligório)
“A alma no céu está unida toda a Deus e o ama com todas as suas forças, com um amor consumado e perfeito”. (Santo Afonso de Ligório)
“É puro e perfeito amor o desejo de ir ver Deus no céu. Não tanto pela felicidade que lá experimentaremos em amá-lo, mas pelo prazer que lhe daremos amando-o”. (Santo Afonso de Ligório)
“A principal recompensa que Deus faz ao santos, é dar-se todo a eles”. (Santo Afonso de Ligório)
“Logo que uma alma entra no céu e vê claramente com a luz da glória infinita a beleza de Deus, achar-se-á toda presa e consumida pelo amor. Ela fica perdida e mergulhada no mar infinito da bondade divina”. (Santo Afonso de Ligório)
“Entre si congraçados na caridade, os bem-aventurados de modo especial comunicam-se com aqueles que amaram no mundo”. (Santa Catarina de Sena)
“Não penses que a felicidade celeste seja apenas individual. Não! Ela é participada por todos os cidadãos da Pátria, homens e anjos”. (Santa Catarina de Sena)
“Conhecer a alegria dos santos é dor para os réus do Inferno”. (Santa Catarina de Sena)
“Sabes qual é a felicidade dos santos? É possuir a vontade satisfeita em todas as suas aspirações”. (Santa Catarina de Sena)
“Como acontece aos bem-aventurados no céu: uns veem mais a Deus e outros menos. Mas todos o contemplam e todos estão felizes, porque cada um pode satisfazer a própria capacidade”. (São João da Cruz)
“Compreendei que alegria imperturbável só se encontra no céu”. (Santa Teresa D’Ávila)
“Meu Deus, se a boa amizade humana é tão agradavelmente amável, que não será ver a suavidade sagrada do amor recíproco dos bem-aventurados?”. (São Francisco de Sales)
“Que não vos detenham as coisas deste mundo, pois os bens do céu vos esperam”. (São Leão Magno)
“A perfeição na pátria celeste consta de duas partes: a glorificação do corpo e da alma, como também a contemplação do Deus uno e trino”. (Santo Antônio de Pádua)

domingo, 14 de outubro de 2012

14 de outubro São Calisto I

São Calisto I
Papa
+222

"Todo pecado pode ser perdoado pela Igreja, cumpridas as devidas penitências." A frase conclusiva é do papa Calisto I, ao se posicionar no combate às idéias heréticas, surgidas dentro do clero, que iam contra a Igreja. 

Calisto entendia muito bem de penitência. Na Roma do século II, ele nasceu num bairro pobre e foi escravo. Depois, liberto, sua sina de sofrimento continuou. Trabalhando para um comerciante, fracassou nos negócios e foi obrigado a indenizar o patrão, mas decidiu fugir, indo refugiar-se em Portugal. Encontrado, foi deportado para a ilha da Sardenha e punido com trabalhos forçados. Porém foi nessa prisão que sua vida se iluminou. 

Nas minas da Sardenha, ele tinha contato direto com os cristãos que também cumpriam penas por causa da sua religião. Ao vê-los heroicamente suportando o desterro, a humilhação e as torturas sem nunca perder a fé e a esperança em Cristo, Calisto se converteu. 

Depois de alguns anos, os cristãos foram indultados e Calisto retornou à vida livre, indo estabelecer-se na cidade de Anzio, onde adquiriu reconhecimento dos cristãos, como diácono. Quando o papa Zeferino assumiu o governo da Igreja, chamou o diácono para trabalhar com ele. Deu a Calisto várias missões executadas com sucesso. Depois o nomeou responsável pelos cemitérios da Igreja. 

Chamados de catacumbas, esses cemitérios subterrâneos da via Ápia, em Roma, tiveram importância vital para os cristãos. Além de ali enterrarem seus mortos, as catacumbas serviam, também, para cerimônias e cultos, principalmente durante os períodos de perseguição. Calisto começou suas escavações, organizou-as e valorizou-as. 

Nelas mandou construir uma capela, chamada Cripta dos Papas, onde estão enterrados quarenta e seis pontífices e cerca de duzentos mil mártires das perseguições contra os cristãos. 

Com a morte do papa Zózimo, o clero e o povo elegeram Calisto para substituí-lo, mas ele sofreu muita oposição por causa de sua origem humilde de escravo. Hipólito, um dos grandes teólogos do catolicismo e pensadores da época, era o principal deles. Hipólito tinha um entendimento diferente sobre a Santíssima Trindade e desejava que determinados pecados não fossem perdoados. Entretanto o papa Calisto I manteve-se firme na defesa da Igreja, rompendo com Hipólito e seus seguidores, respondendo a questão com aquela frase conclusiva. Anos depois, Hipólito reconciliar-se-ia com a Igreja, tornado-se mártir da Igreja por não negar sua fé em Cristo. 

O papa Calisto I governou por seis anos. Nesse período, concluiu o trabalho nas catacumbas romanas, conhecidas, hoje, como as catacumbas de são Calisto. Em 222, ele se tornou vítima da perseguição, foi espancado e, quase morto, jogado em um poço. No local, agora, acha-se a igreja de Santa Maria, em Trastevere, que guarda o seu corpo, em Roma.