sábado, 9 de março de 2013

Adoração eucarística permanente em São Pedro pelo conclave


SantíssimoTrês religiosas mexicanas fazem turnos na capela do Santíssimo na Basílica de São Pedro onde se realiza a Adoração Eucarística permanente, em vistas ao conclave que escolherá o novo Papa.
Assim comunicou hoje o Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, na coletiva realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé.
O sacerdote explicou que antes da Missa da tarde se recita uma oração especial pelo Colégio de Cardeais e pela preparação da eleição do Santo Padre.
O Padre Lombardi explicou que ainda não foram iniciados os trabalhos preparatórios na Capela Sistina, o lugar onde se realiza o conclave uma vez concluídas as congregações gerais.
O sacerdote disse além que o Anel do Pescador de Bento XVI não foi ainda anulado e que a Secretaria de Estado dispôs que os selos com os quais se marcava as cartas de Sua Santidade já não sejam utilizáveis.
O Padre Lombardi se referiu ainda a uma variação na celebração da Eucaristia durante o período de Sede vacante especialmente na diocese de Roma: “no canon da Missa, na prece eucarística, normalmente se menciona a oração pelo Santo Padre. Neste período de Sede vacante esta menção não se faz em Roma e tampouco se menciona ao Bispo, porque o Papa é o Bispo de Roma”.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Ex-aluno do IEAD se emociona ao entrar na Sede Nacional

Poder entrar no Centro de Eventos e ouvir “Tempo de abundância” foi uma experiência ímpar, que levou o ex-aluno do curso de História da RCC, Márcio Araújo a se emocionar. Este foi um dos momentos mais marcantes para ele no Encontro Nacional de Formação, ocorrido em janeiro deste ano. “Quando começamos a cantar a música "Tempo de abundância", não pude conter as lágrimas... Pensava nos pioneiros do Movimento aqui no Brasil, Reinado Beserra, Pe. Eduardo, Pe. Haroldo, o próprio Marcos Volcan, e eu tinha acabado de fazer o curso 'História da RCC' pelo IEAD”, ressalta o ex-aluno, que atua como coordenador do Ministério para Famílias no seu estado, Rio Grande do Norte.
 
O curso concluído por Márcio tem como objetivo principal entender a identidade e a missão da RCC e apresenta como professores dois nomes citados por ele, ambos ex-presidentes do Conselho Nacional:  Reinaldo Beserra, que participa no curso como professor principal, além de autor de muitas obras, que faz parte do Movimento no Brasil desde suas origens, e Marcos Volcan, professor colaborador. 
 
Os dois sacerdotes citados por Márcio, Pe. Haroldo e Pe. Eduardo, ambos pertencentes à ordem jesuíta, participam do contexto inicial do Movimento no país, na década de 70. Eles foram protagonistas do início da RCC no Brasil e responsáveis por despertar no ex-aluno do IEAD um grande sentimento de amor pelo Movimento: “O curso imprimiu em mim, uma marca forte de pertença e de amor pela RCC”, exclama o coordenador, ao concluir seu testemunho sobre o ENF 2013.


Fonte:http://www.iead2rcc.org/site/noticia.php?noticia=7589