terça-feira, 18 de abril de 2017

CONHEÇA A CIDADE DE CAJUEIRO - ALAGOAS




História de Cajueiro

Cajueiro tem sua origem, como povoado, nos meados do século XIX, às margens do Rio Paraíba, formado pela família Marcelino. Naquela época, os migrantes do agreste e sertão em demanda a Pilar e a Maceió descansavam seus animais à sombra de frondoso cajueiro, num local de paisagem, às margens do Rio Paraíba. Aí, a denominação da localidade.
Em 1904 Cajueiro foi elevado à categoria de município, por meio da lei estadual nº 427, de 10 de Julho de 1904. Por essa lei houve a transferência da sede da povoação de Capela para Cajueiro que passou a se denominar de Euclides Malta. Constituindo-se como distrito sede. (IBGE - Alagoas - lei estadual nº 427, de 10-06-1904).

No ano de 1911 houve nova divisão administrativa, e o território de Euclides da Malta (ex-Capela e ex-Cajueiro) foi constituído de 3 distritos: Euclides da Malta, Paraíba e Arrasto. Em 1912 o decreto estadual nº 571, transferiu novamente a sede do Município de Euclides da Malta para a povoação de Capela - naquela época o distrito se denominava de Paraíba. Desse modo, Cajueiro perdeu sua autonomia político-administrativa e somente foi elevado a município, com o desmembramento de Capela no ano de 1958.

Demografia

Segundo a estimativa do IBGE (2010), do total de 20.410 habitantes de Cajueiro, 10.078 são homens e 10.332 são mulheres. O senso indica ainda que, dos 20.410 habitantes, 16.485 habitam na zona urbana e 3.925 na zona rural do município.



Geografia

Localização

Cajueiro está situado a 78 Km de Maceió. Localizado no Nordeste do país. O município de Cajueiro está localizado na região centro-norte do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com o município de Capela, a sul com Atalaia, a leste com Capela e a oeste com Viçosa. O acesso a partir de Maceió é feito através da rodovia pavimentada BR-316 e AL-410, com percurso total em torno de 78 km.


Clima

O clima é do tipo Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa no outono/inverno tendo início em dezembro/janeiro e término em setembro. A precipitação média anual é de 1309,9 mm.
Vegetação
A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Hipoxerófila.




Relevo
O relevo de Cajueiro faz parte da unidade das Superfícies Retrabalhadas que é formada por áreas que têm sofrido retrabalhamento intenso, com relevo bastante dissecado e vales profundos. Na região litorânea de Pernambuco e Alagoas, é formada pelo “mar de morros” que antecedem a Chapada da Borborema, com solos pobres e vegetação de Floresta Hipoxerófila.

Hidrografia

O município de Cajueiro encontra-se inserido na bacia hidrográfica do Rio Paraíba, que atravessa o município em sua porção central, meandrando no sentido NW-SE. Seus principais tributários são: na porção N, o Rio Paraibinha e os Riachos Riachão, da Pacova, Duas Piabas e Zé Dias; na porção S, os Riachos Japecanga, Itapicuru, Roncador e Losângulo. O padrão de drenagem é o dendrítico e corre predominantemente no sentido NW-SE, desaguando no Oceano Atlântico.




Geologia
O município de Cajueiro encontra-se geologicamente inserido na Província Borborema representada pelos litótipos do Complexo Belém do São Francisco, Granitóides Indiscriminados e sedimentos do Grupo Barreiras. O Complexo Belém do São Francisco, está ali constituído por leuco-ortognaisses tonalítico-granodioríticos migmatizados e enclaves de supracrustais. O Grupo Barreiras,é constituído por arenitos, arenitos conglomeráticos com intercalações de siltitos e argilitos.


Saúde

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2008, o município de Cajueiro conta com 15 estabelecimento de saúde, dos quais todos os 15 são municipais. Segundo o senso do IBGE (2009), o município de Cajueiro conta com 14 estabelecimentos de saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde(SUS).

Educação

Segundo o senso do IBGE (2009), o município de Cajueiro tem 5.083 estudantes matriculados no ensino fundamental e 744 estudantes matriculados no ensino médio. O município conta com o serviço de 152 docentes no ensino fundamental e 18 docentes no ensino médio.




Atividades Agropecuárias
A atividade agropecuária desenvolvida no estado de Cajueiro, e consequentemente no município de Cajueiro, estarão subdivididas em produção agrícola, produção pecuária e produção de pescado. Assim, seguem alguns dados da produtividade em cada uma das referidas subdivisões da produção agropecuária de Cajueiro.



Produção Agrícola
Dados sobre agricultura em Cajueiro.
De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de Cajueiro consiste no cultivo de: Banana, batata-doce, cana-de-açúcar, fava, feijão, mandioca, manga e milho.
No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Cajueiro, entre os anos de 2007 e 2008.

Produção Pecuária
Dados sobre a produção pecuária em Cajueiro.
De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de Cajueiro é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asininos, bovinos, caprinos, equinos, galinhas, galos, frangas, frangos, pintos, leite, mel de abelha, muar, ovinos, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas.
No quadro ao lado, podemos analisar a produção dos referidos gêneros no município de Cajueiro, entre os anos de 2003 e 2008.

Transportes
Segundo um a pesquisa realizada pelo IBGE (2010), o Município de Cajueiro conta com uma frota de 1.356 veículos. Dos quais, 504 são automóveis, 94 são caminhões, 66 são caminhonetes, 31 são camionetas, 12 são micro-ônibus, 496 são motocicletas, 54 são motonetas, 38 são ônibus, 3 são utilitários e 58 outros veículos.
Transporte coletivo urbano
O Município de Cajueiro conta com 38 ônibus e 12 micro-ônibus.

Símbolos de Cajueiro












Mapa de Cajueiro

















Hino de Cajueiro


Letra por Diva Toledo

Melodia por Capitão Jonas


Cajueiro marcha com o progresso
na esperança de grandezas mil,
num clima de paz e liberdade
trabalha ajudando o Brasil.

Cajueiro minha terra
entre os campos lindos canaviais, a campina verdejante
onde a vida não perece jamais.

Nas cores de seu pendão
há uma luz que não se apaga
é a esperança desse povo,
Cajueiro gente brava.

Mostrando toda grandeza
de uma terra que nasceu
para viver a liberdade,
Cajueiro não morreu!




Samba da Cajueiro

Lá, lá, lá, lá ... 


Eu nasci em Cajueiro 
Nesta terra me criei 
Conheço quase o mundo inteiro, 
Mas só a ti Cajueiro 
meu amor eu dediquei. 


Nesta terra tão pequena, 
Cercada por canaviais, 
Cheio de lindas morenas, 
Onde vieram meus ancestrais. 


A ti , ó terra amada, 
Dispenso a minha atenção. 
Porque benzestes morada 
Dentro do meu coração ...


Lá, lá, lá .... 


Autor:José Ailton Costa




Nossa Senhora do Livramento - Padroeira de Cajueiro - Alagoas


Padroeira da Cidade de Cajueiro





Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento


A festa da padroeira do município de Cajueiro-Alagoas é a comemoração religiosa em homenagem a Nossa Senhora do Livramento. A mesma, se  inicia no dia 24 de janeiro e vai até o dia 02 de fevereiro. 
No último dia do novenário, a Imagem de Nossa Senhora do Livramento sai de sua Igreja em uma tradicional procissão percorrendo as principais ruas da cidade numa grande caminhada de fé.


HINO DA PADROEIRA

Nossa Senhora do Livramento

 

1. Ave Maria, as plagas do Norte,

Esteio forte da Pátria Nação.

Os descendentes de heróis e bravos,

São teus escravos num só coração.

 

REFRÃO:

Mãe de Jesus, Imaculada,

Sede na vida o nosso alento.

Serás por todos proclamada

Nossa Senhora do Livramento.

 

2. Deixa as paragens dos céus estrangeiros,

Sobre o Cruzeiro do Sul, vem reinar.

Os brasileiros, Rainha te aclamam,

E por ti chama, na terra ou no mar.

 

3. Vem sem receio a Pátria bonança,

Reina esperança, o amor, reina a paz.

Juro orná-la de lírios mais ricos,

No Brasil fica e não volte mais.

 

4. Vem nos socorre do povo esperança,

És confiança e o amor sempre mais.

Que esta cidade se ufane em servir-te,

Mãe de Jesus, não nos deixe jamais.

 

5. Aos teus pés cheguem os rogos, as preces,

Que o povo tece em grande aflição.

De Cajueiro és amparo e guarida,

Guarda-nos todos no teu coração.




IGREJA DE SÃO BENEDITO


 O RIO PARAÍBA DO MEIO, QUE BANHA A CIDADE DE CAJUEIRO ALAGOAS










ALGUMAS IMAGEM HISTÓRICAS 

A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAJUEIRO



A ESTAÇÃO: A parada de Cajueiro foi inaugurada em 1891. E Ainda esta de pé.

HISTORICO DA LINHA: O ramal do Colégio, que somente tomou este nome quando atingiu a estação de Porto Real do Colégio em 1950, foi aberto aos poucos a partir da estação de Lourenço de Albuquerque, na linha Recife-Maceió da Great Western. Em 1884 estava em Urupema, em 1891 avançou até Viçosa, em 1912 em Quebrangulo
. Somente em 1933 chegou a Palmeira dos índios, para somente 14 anos depois recomeçar a sua marcha para o rio São Francisco, onde chegou em 1950. A ponte com a cidade de Propriá no Sergipe somente foi entregue em 1972, facilitando a passagem dos trens, que antes passavam por barcos e balsas. Em 2000, a queda de uma ponte e de barreiras no ramal o interromperam até 2007, quando se começou a fazer a recuperação do ramal pela CFN, concessionária do trecho desde 1997. Os trens de passageiros não existem mais desde por volta de 1980.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO LOCALIZADA  NA  FAZENDA  GAMELEIRA, DA ZONA RURAL DA CIDADE DE CAJUEIRO ALAGOAS.







segunda-feira, 17 de abril de 2017

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO EXPEDITO EM CAJUEIRO ALAGOAS, 2017


PROGRAMAÇÃO:

Dia 16/04/2017 (domingo)
19h – Missa de abertura na Igreja São Benedito

Dia 17/04/2017 (segunda-feira)
19h – Grande Louvor da RCC no Santuário de Santo Expedito

Dia 18/04/2017 (terça-feira)
19h – Missa no Santuário de Santo Expedito, com a participação dos Missionários e do coral Mãe Rainha.

Dia 19/04/2017(quarta-feira)
16h – Procissão saindo da Igreja São Benedito caminhando pelas principais ruas da cidade de Cajueiro, e em seguida, missa no Santuário de Santo Expedito.
Animação: RCC de Cajueiro.
Após a Missa, bingo e quermesse.

Venha falar com Deus pela intercessão do Santo das causas urgentes e impossíveis.
SANTO EXPEDITO ROGAI POR NÓS! OUVE O CLAMOR DA NOSSA VOZ!