sábado, 24 de novembro de 2012

ENSINAMENTO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA SOBRE ORAÇÃO



Nos “Sermões”, ele fala da oração como uma relação de amor, que conduz o homem a conversar docemente com o Senhor, criando uma alegria inefável, que envolve suavemente a alma em oração. Antônio nos recorda que a oração precisa de uma atmosfera de silêncio, que não coincide com o afastamento do barulho externo, mas é experiência interior, que procura evitar as distrações provocadas pelas preocupações da alma. Segundo o ensinamento deste insigne Doutor franciscano, a oração se compõe de quatro atitudes indispensáveis que, no latim de Antônio, definem-se como: obsecratio, oratio, postulatio, gratiarum actio. Poderíamos traduzi-las assim: abrir com confiança o próprio coração a Deus, conversar afetuosamente com Ele, apresentar-lhe as próprias necessidades, louvá-lo e agradecer-lhe.
Neste ensinamento de Santo Antônio sobre a oração, conhecemos um dos traços específicos da teologia franciscana, da qual ele foi o iniciador, isto é, o papel designado ao amor divino, que entra na esfera dos afetos, da vontade, do coração, e que é também a fonte de onde brota um conhecimento espiritual que ultrapassa todo conhecimento. Antônio escreve: “A caridade é a alma da fé, é o que a torna viva; sem o amor, a fé morre” (Sermões Dominicais e Festivos II).

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ENSINAMENTOS DE SANTA TERESA DE JESUS SOBRE A HUMILDADE





...“Que cada uma de vós veja em si mesma o que tem de humildade e verá que proveito obteve. Tenho a impressão que o demônio não se atreverá em tentar em questões de primazia o verdadeiro humilde, ainda que bem suavemente”... ”É impossível que a pessoa humilde não ganhe mais força nessa virtude, caso venha a ser tentada por aí. Porque, naturalmente, ela revê, nesta tentação, a sua vida passada, comparando o serviço que prestou com o que deve ao Senhor, bem como o enorme favor que Ele fez ao humilhar a Si Mesmo para nos deixar um exemplo de humildade”....
Santa Teresa de Jesus (Caminho de Perfeição)



http://stateresinhadomeninojesus.zip.net/arch2011-07-31_2011-08-06.html

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

NOVENA PARA ALCANÇAR A SAÚDE E HISTÓRIA SÃO CAMILO LÉLLIS - PADROEIRO DOS DOENTES

SÃO CAMILO DE LÉLLIS, fundador da Ordem dos Padres e Irmãos Ministros dos Enfermos (camilianos), nasceu em 1550, na Itália, em Bucchiánico de Chieti. 

Antes de Camilo nascer, sua mãe tivera um sonho-visão: vira seu filhinho com uma Cruz Vermelha no peito, à frente dum grupo de meninos, todos eles também com a Cruz Vermelha no peito. O sonho realizou-se: Camilo tornou-se o Fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos, que hoje é um grande exército de soldados da caridade, espalhados em numerosos hospitais de quase todo o mundo.
Seu pai era marquês, homem de armas, e herdou do pai a coragem e a espada. Sempre ficava internado no hospital de São Thiago em Roma, buscando tratamento para um tumor e pagava a diária do hospital trabalhando de servente, pois o vício do jogo fê-lo perder todo o dinheiro que tinha. Colocou-se então a serviço dos capuchinhos e nesse período teve a graça da conversão e decidiu mudar de vida.
Ficou então como ajudante no hospital, servindo principalmente aos doentes mais repugnantes, ausentando-se apenas nos domingos de folga, que passava ao lado de São Felipe Néri, pelo qual foi influenciado na determinação da obra que estava para empreender.
Durante 40 anos serviu com amor e dedicação aos doentes, operando muitíssimos milagres em favor dos que sofriam.
No final do ano Santo de 1575, quando os poucos hospitais romanos mostravam-se insuficientes para atender todos os peregrinos necessitados de assistência que São Camilo de Léllis fundou a Congregação dos Ministros, ou seja, servidores dos enfermos que deveriam cuidar espiritualmente e corporalmente dos doentes. Passados dois anos, São Camilo foi ordenado sacerdote e continuou dirigindo por vinte anos seus religiosos. Sua dedicação aos doentes era tanta, que sempre repetia quando alguém queria tirá-lo do leito dos enfermos: "estou ocupado com nosso Senhor Jesus Cristo."
Foi declarado pelo Papa Leão XIII como Celeste Padroeiro dos Doentes, Enfermeiros e Hospitais. Já em 1586 o Papa Sixto V concedera a São Camilo e seus Religiosos a faculdade de levar sobre a batina uma Cruz Vermelha, símbolo da Caridade.
São Camilo de Léllis morreu no dia 14 de Julho do ano 1614, foi canonizado em 1746.
A Cruzinha benta teve sua origem nestes prodígios:
Nos campos de batalha contra os turcos (1595), os Padres Camilianos confessavam os soldados feridos e as balas cruzavam-se sobre eles, sem ferir a um só. Parecia que as balas respeitavam a Cruz Vermelha. Mais tarde uma ambulância fora totalmente destruída pelo fogo e só ficou intacta a Cruz Vermelha de pano. Em Palermo (Itália), ao serem transladadas as sepulturas dos padres Camilianos para outro lugar, foram encontradas nas sepulturas, entre pó e cinzas, as Cruzes Vermelhas, intactas. Daí a origem da Cruz Vermelha Camiliana, em ponto menor, com uma bênção especial, espalhada hoje pelo mundo. Sem conta são os milagres e graças obtidas através desta Cruzinha benta.
Esta Cruzinha é distribuída exclusivamente pelos Religiosos Camilianos.
Santuário São Camilo: Endereço: RELIGIOSOS CAMILIANOS - ESTR. VELHA DA TIJUCA, 46 – USINA - TELEFONE: 2238-3509 - RIO DE JANEIRO- RJ
ORAÇÃO
Ó Deus que pela Cruz , instrumento de nossa salvação, renovai os prodígios de vossa Paixão, concedei-nos pela virtude deste sinal de vida, que alcancemos a graça da Vida Eterna. E como destes a força de vencer, por meio da Cruz, todos os inimigos, assim pela mesma Cruz, preservai-nos de todos os males e defendei-nos da malícia do demônio. Assim seja.
Reza-se um Pai Nosso e a jaculatória: São Camilo de Léllis, rogai por nós.

NOVENA PARA ALCANÇAR A SAÚDE
1º dia
Glorioso São Camilo, que a exemplo do Menino Jesus nascestes num estábulo, alcançai-me do bom Deus a graça de sofrer com paciência as privações desta vida.
(Oração)
2º dia
Ó bondoso São Camilo, que tocado pela graça divina vos convertestes da estrada larga do pecado para o caminho da virtude, obtende-me também, lá no Céu, a graça de sair duma vez das trevas do pecado para a senda do dever.
(Oração)
3º dia
Ó piedoso São Camilo, que tivestes a dita de ver Cristo despregar-se da Cruz, para vos animar a prosseguir a obra da fundação da Ordem Camiliana, com o fim de trabalhar em prol dos doentes e empesteados, obtende-me a graça de ter nos últimos momentos da vida um Sacerdote à minha cabeceira.
(Oração)
4º dia
Ó grande herói da caridade, São Camilo, que por 40 anos não deixastes a cabeceira dos doentes, tratando-os com doçura e carinho, velai por mim lá do Céu, para que sofra tudo por amor ao bom Deus.
(Oração)
5º dia
Ó admirável São Camilo, que na terrível peste de Roma fostes o Anjo providencial, salvando tantas vítimas e consolando tantos infelizes, não vos esqueçais de mim. Salvai-me da peste do vício, e alcançai-me a cura da alma e do corpo.
(Oração)
6º dia
Ó caridoso São Camilo, que arrancastes das mães empestadas os filhinhos, para que não fossem vitimados, e os amaparastes qual terna mãezinha, velai também lá no Céu sobre nossos filhinhos para que não sejam vitimados pelos vícios e maus companheiros.
(Oração)
7º dia
Ó meigo São Camilo, que nos grandes apertos confiastes sem hesitar na Divina Providência, a qual nunca faltou, obtende-me uma confiança inabalável na Providência do Bom Deus, aceitando tudo com resignação, pois Deus sendo Pai, o que permite é sempre para nosso maior bem.
(Oração)
8º dia
Ó grande São Camilo, que padecestes cinco horríveis enfermidades, às quais chamastes "as cinco misericórdias do Senhor", e por meio delas vos santificastes, fazei que também eu carregue a cruz da minha enfermidade e por meio dela me santifique. A dor é a estrada real que nos conduz ao Paraíso.
(Oração)
9º dia
Ó glorioso São Camilo, que fostes proclamado pela Santa Igreja como celeste Patrono dos Enfermos e Enfermeiros, eu vos suplico, alcançai-me por esta novena a graça da minha cura, e eu vos prometo cumprir fielmente meus deveres de verdadeiro cristão.
(Oração)
Fonte: http://www.obompastor.org.br/artigos/pt-br/vida-de-s-camilo-de-l-llis

ENSINAMENTOS DE SANTA GIANNA SOBRE A NOSSA FELICIDADE


 “De Viver bem a nossa vocação aqui na terra depende  a nossa felicidade terrena e eterna.” 
“O Segredo da felicidade é de viver  momento a momento, e de agradecer ao Senhor  por tudo aquilo que em sua bondade nos manda  dia a dia.”
“A Condição essencial de cada atividade fecunda é a imobilidade oracional, o apostolo se faz antes de tudo de joelhos.”
“Amor e Sacrifício é assim intimamente ligado quanto o Sol e a Luz . Não se pode amar sem sofrer  e sofrer sem amar.”

“É com o sangue do sacrifício  que  se afirma e se confirma o amor”.
“E qual è a melhor maneira de praticar o sacrifício? A melhor maneira consiste no adorar a vontade de Deus  todos os dias em todas as pequenas coisas que nos faz sofrer, dizer  para tudo aquilo que acontece: 'Fiat : A sua vontade Senhor'. E  repetir  cem vezes ao dia."
“No apostolado não devemos nos colocar em primeiro lugar, anunciar a si mesmo, mas ao contrário, devemos desaparecer  e dar sempre o primeiro lugar  a Jesus Cristo.”

Fonte: http://medicaesposaemae.blogspot.com.br/2012/02/frases-de-santa-gianna.html

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ENSINAMENTOS DE SANTO ANTÔNIO SOBRE ORAÇÃO


"Oração é dirigir os nossos afectos para Deus; é um devoto e amigável falar com Ele. É a tranquilidade da mente iluminada do alto.


Oração é também pedido para obter os bens temporais necessários para esta vida terrena. Mas aqueles que rezam pedem ao Senhor com autêntico espírito cristão de submeter a própria vontade à Sua: só o Pai celeste sabe de que coisa verdadeiramente precisamos sobre esta terra.
Por fim, Oração é agradecer, isto é, reconhecer os benefícios recebidos, e oferecer todo o nosso empenho a Deus, de modo que a nossa Oração possa ser permanente".
"O Senhor manifesta-se àqueles que param por um pouco de tempo em paz e humildade de coração. Se tu olhas nas águas turvas e turbulentas, não podes ver a expressão do teu rosto. Se tu queres ver o rosto de Cristo, pára, recolhe os teus pensamentos, em silêncio, e fecha a porta da tua alma ao rumor das coisas exteriores.
A saudação dos anjos e as bênçãos de Deus não são para aqueles que vivem na praça pública, isto é, fora de si, agitados e distraídos. O doce "Avé" foi dirigido a Maria quando Ela estava absorvida na oração, no silêncio de sua casa. Deus, para ser capaz de falar à alma e enchê-la com o conhecimento do seu amor, condu-la à solidão, destacando-a das preocupações das coisas terrenas. Ele fala ao ouvido daqueles que são silenciosos, e fá-los participantes dos seus segredos."




Fonte: http://www.carosantantonio.it/por/pagina.asp?id=31




O SEGREDO DE MARIA


( Por Luzia Santiago)



Maria, a Mãe da sabedoria, nos ensina o seu segredo.

Trabalhe e reze. Fique em silêncio, reze, ame e reze. Escute e reze. Não discuta, não queira ter razão: cale-se. Não julgue, não condene: ame. Não olhe, não queira saber: abandone-se. Não arrazoe, não entre na profundidade dos problemas: creia. Não se agite, não procure fazer: reze. Não se inquiete, não se preocupe: tenha fé. Quando você fala, Deus se cala e você diz coisas equivocadas. Quando discute, Deus é esquecido e você peca. Quando você argumenta, Deus é humilhado e você pensa em coisas vãs. Quando você se apura, Deus é distanciado e você tropeça e cai. Quando você se agita, Deus é lançado fora e você fica na obscuridade. Quando você julga o irmão, Deus é crucificado e você se julga a si mesmo. Quando você condena o irmão, Deus morre e você se condena a si mesmo. Quando desobedece, Deus fica distante e você morre.


Fonte: http://www.cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/inf_txt.php?id=2178

terça-feira, 20 de novembro de 2012

TERÇO DAS LÁGRIMAS DE SANGUE DE NOSSA SENHORA ROSA MÍSTICA







Rezai o terço das lágrimas de sangue todos os dias e espalhai-o, para que o mundo se converta e tenha paz ; O inimigo foge onde ele é rezado"(Palavras da Santa Mãe de Deus)."05/10/2010 - Mensagem do Anjo Mariel.





Oração Inicial: Jesus Crucificado! - Ajoelhados aos Vossos Pés, nós Vos oferecemos as lágrimas de sangue dAquela que Vos acompanhou no Vosso caminho sofredor da cruz, com intenso amor participante. Fazei, ó bom mestre, que apreciemos as lições que nos dão as lágrimas de sangue da Vossa Mãe Santíssima, a fim de que cumpramos a Vossa Santíssima Vontade aqui na terra, de tal modo que sejamos dignos de louvar-Vos no Céu por toda a eternidade. Amém!


 Após a oração inicial reza-se: Oração ao Espírito Santo, Credo, Pai Nosso   e Oração do Ângelus.


Em vez do Pai-Nosso, reza-se:"Ó Jesus, olhai para as lágrimas de sangue daquela que mais Vos amou no mundo e Vos ama mais intensamente no céu".


Em vez das Ave-Marias, reza-se sete vezes:"Ó Jesus, atendei as nossas súplicas:Em virtude das lágrimas de sangue da Vossa Mãe Santíssima".


No fim repete-se três vezes:"'O Jesus, olhai para as lágrimas de sangue daquela que mais Vos amou no mundo e Vos ama mais intensamente no céu".



Contemplam-se os mistérios: Sete Mistérios (Dores de Nossa Senhora na terra).

1º A espada a transpassar a Alma. Conforme a profecia do Velho Simeão, no Templo.

2º A fuga da Sagrada Família para o Egito.

3º Nossa Senhora perde o seu Divino Filho por três dias.

4º O encontro com Nosso Senhor todo flagelado e carregando a sua pesadíssima Cruz nas costas.

5º A bárbara crucificação e morte de seu Divino Filho.

6º Nossa Senhora recebe em seus braços seu Filho inteiramente chagado e transpassado pela lança.

7º Nossa Senhora acompanha o seu Divino filho à sepultura.



ORAÇÃO FINAL: Ó Maria, Mãe de Amor, das dores e de misericórdia, nós Vos suplicamos: uni as Vossas súplicas às nossas a fim de que Jesus, Vosso Divino Filho, a Quem nos dirigimos em nome das Vossas lágrimas maternais de sangue, atenda as nossas súplicas e Se digne conceder-nos com as graças pelas quais Vos suplicamos, a coroa da vida eterna. Amém!

Que as Vossas lágrimas de sangue, ó Mãe das Dores, destruam as forças do inferno.Pela Vossa mansidão divina, ó Jesus Crucificado, preservai o mundo da perda ameaçadora. Amém


Oração à Nossa Senhora do Desterro





Ó Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rainha do céu e da terra, advogada dos pecadores, auxiliadora dos cristãos, desterradora das indigências, das calamidades, dos inimigos corporais e espirituais, dos maus pensamentos, das cenas terríveis do dia do juízo, das pragas, das bruxarias, dos malfeitores, ladrões, arrombamentos, assaltantes e assassinos. Minha amada mãe, eu prostrado agora aos vossos pés, cheio de arrependimento das minhas pesadas culpas, por vosso intermédio, imploro perdão ao boníssimo Deus. Rogai ao vosso Divino Jesus, por nossas famílias, para que Ele desterre de nossas vidas todos estes males, nos dê perdão de nossos pecados e que nos enriqueça de Sua divina graça e misericórdia. Cobrí-nos com o vosso manto maternal e desterrai de todos nós, todos os males e maldições. Afugentai de nós a peste e os desassossegos. Possamos por vosso intermédio obter a cura de todas as doenças, encontrar as portas do céu abertas e ser felizes por toda a eternidade. Amém.

Reza-se 7 Pai nossos, 7 Ave Marias e 1 Credo ao Sagrado Coração de Jesus e pelas 7 dores de Maria Santíssima.

- Nossa Senhora do Desterro, rogai por nós!

ENSINAMENTOS DE SANTO ANTÃO PARA A NOSSA ESPIRITUALIDADE


Conhecido também como Santo Antônio, o egípcio, Santo Antão do Deserto ou Santo Antônio, o Grande. No Brasil é conhecido também como Santo Antônio Abade. Foi um dos fundadores da vida monástica e é também chamado de Antônio do Egito.Ensinamentos de Santo Antônio, o Grande:



‡ A maior obra dos homens é esta: ser capaz de manter seus pecados diante de Deus e estar preparado para a tentação até o último suspiro.
‡ "Quem não tiver sido tentado não poderá entrar no reino do céu. Se suprimires a tentação, ninguém se salvará."
‡ Aquele que senta-se em solicitude e quietude escapou de três batalhas: ouvindo, falando e vendo. Mas mesmo assim ele tem uma constante guerra: no seu próprio coração.
‡ O demônio teme a humildade, o bom trabalho e o jejum. Ele não consegue impedir a minha boca de falar contra ele. A ilusão do demônio logo desvanece especialmente, se o homem se arma com o Sinal da Cruz. O demônio treme ao Sinal da Cruz do Nosso Senhor, porque Ele triunfou sobre ele e o desarmou.
‡ Segundo o Santo Antão, as tentações são manifestamente uma condição indispensável para se entrar no céu. É através das tentações que o homem obtém um faro do Deus verdadeiro. Sem tentação o homem estaria no perigo de apoderar-se de Deus e torna-lo inofensivo e inócuo. Pela tentação, porém, o homem experimenta existencialmente a sua distância de Deus, sente a diferença entre o homem e Deus. O homem permanece em luta constante, enquanto Deus repousa em si mesmo. Deus é amor absoluto, enquanto o homem é continuamente tentado pelo maligno.
‡ Se ouvirdes atentamente a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade especial entre todos os povos, porque minha é a terra, e vós constituireis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Ex. 19,5-6.
‡ Aproximai-vos de Cristo, pedra viva, eleita e estimada por Deus, também vós, como pedras vivas.
Vinde formar um templo espiritual para um sacerdócio santo, a fim de oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
‡ Sois uma estirpe eleita, sacerdócio real, gente santa, povo trazido à salvação, para tornardes conhecidos os prodígios dAquele que vos chamou das trevas para a luz admirável. 1Pd. 2, 4-5
‡ Caríssimos, não descuidemos de nossa salvação. Sabei que se alguém se entrega a Deus de todo o coração, Deus tem piedade dele e lhe concede o Espírito de conversão.
‡ Sabemos que desde as origens do mundo, os que encontraram na Lei da Aliança o caminho do seu Criador foram acompanhados por sua bondade, sua graça e seu Espírito. Mas os homens, incapazes de exercerem sua inteligência segundo o estado da criação original, inteiramente privados de razão, sujeitaram-se à criatura em vez de servir ao Criador.
‡ Eu vos suplico, irmãos, penetrai-vos bem da maravilhosa economia da salvação.
‡ Todo ser dotado de inteligência espiritual, aquele para quem veio o Senhor, deve tomar consciência de sua própria natureza, isto é, deve conhecer-se a si mesmo.
‡ Seja-vos dado tomar bem consciência da graça que Ele vos deu. Não é a primeira vez que Deus visita as suas criaturas. Ele as conduz desde as origens do mundo e, de geração em geração, mantém cada uma desperta pelos acontecimentos de sua graça. Não negligenciemos, pois, chamar a Deus dia e noite. Fazei violência à ternura de Deus. Do céu Ele vos enviará Aquele cujo ensinamento vos permitirá conhecer o que é bom para vós.
‡ Filhos, é certo que nossa enfermidade e nossa humilhação são dor para os santos e causa das lágrimas e gemidos que oferecem por nós diante do Criador do Universo.
‡ Compreendei bem o que vos digo e declaro: Se cada um de vós não chega a odiar o que é da ordem dos bens terrestres e a isso não renunciar de todo coração, assim como a todas as atividades que daí dependem, se não chega a elevar as mãos e o coração ao Céu para o Pai de todos nós, não é para si a salvação. Mas se fazeis o que acabo de dizer, Deus vos enviará um fogo invisível, que consumirá vossas impurezas e devolverá vosso espírito à sua pureza original. O Espírito Santo habitará em vós, Jesus permanecerá junto de nós e poderemos adorar a Deus como é devido.
‡ A todos os meus irmãos muito amados, a todos vós que vos preparais para vos aproximardes do Senhor, saúdo nEle, irmãos caríssimos, vossa natureza espiritual.
‡ Que Deus abra os olhos de vosso coração para que percebais os múltiplos malefícios secretos, lançados todos os dias sobre nós no decorrer do tempo. Faço votos que Deus vos dê um coração clarividente e um espírito de discernimento a fim de vos apresentardes a Ele como uma vítima pura e sem mancha.
‡ Persuadi-vos bem que vosso ingresso e vosso progresso na obra de Deus não são obra humana, mas intervenção do poder divino que não cessa de vos assistir.
‡ Sede, pois, vigilantes, caros filhos, não permitais que vossos olhos durmam nem que vossas pálpebras dormitem, mas clamai dia e noite a vosso Criador para que vossos pensamentos se firmem no Cristo.
‡ No Senhor eu vos suplico, caros filhos, deixai-vos penetrar bem pelo que vos escrevo. Voltai vossa alma para vosso Criador. Perguntai a vós mesmos o que seria possível retribuir ao Senhor por todas estas graças. É tão grande a sua bondade que Ele quis que o próprio Sol se ponha a nosso serviço nesta habitação de trevas, assim como a Lua e as estrelas, para sustentar fisicamente um ser cuja fraqueza o condenaria a perecer. Não sofreram por nós os patriarcas? Não nos dispensaram os sacerdotes os seus ensinamentos? Não combatiam por nós os juízes e reis? Não foram mortos por nós os profetas? Não sofreram os Apóstolos perseguição por nós? E não morreu por todos nós o Filho bem amado? Agora é a nossa vez de nos dispormos a ir ao nosso Criador pelo caminho da pureza.
‡ Meus caríssimos no Senhor, a vós que sois co-herdeiros dos santos, rogo que desperteis em vosso coração o temor de Deus. Preparemo-nos, pois, santamente, e purifiquemos nosso espírito para sermos puros a receber o batismo de Jesus e a nos oferecermos como vítimas agradáveis a Deus. O Espírito Consolador, recebido no Batismo, nos conduzirá a nosso estado original.
‡ Caros irmãos, chamados a partilhar da herança dos santos, agora estais próximos de todas as virtudes. Todas elas vos pertencem se não vos embaraçais na vida carnal, mas permaneceis transparentes diante de Deus. É a pessoas capazes de me compreender que escrevo, a pessoas em condições de se conhecerem a si mesmos. Quem se conhece, tem a obrigação de adorar a Deus como convém.