sexta-feira, 22 de maio de 2015

PARABÉNS CAJUEIRO ALAGOAS, PELOS SEUS 57 ANOS!






Cajueiro tem sua origem, como povoado, nos meados do século XIX, às margens do Rio Paraíba, formado pela família Marcelino. Naquela época, os migrantes do agreste e sertão em demanda a Pilar e a Maceió descansavam seus animais à sombra de frondoso cajueiro, num local de paisagem, às margens do Rio Paraíba. Aí, a denominação da localidade.
Em 1904 Cajueiro foi elevado à categoria de município, por meio da lei estadual nº 427, de 10 de Julho de 1904. Por essa lei houve a transferência da sede da povoação de Capela para Cajueiro que passou a se denominar de Euclides Malta. Constituindo-se como distrito sede. (IBGE - Alagoas - lei estadual nº 427, de 10-06-1904).


Mapa de Cajueiro














No ano de 1911 houve nova divisão administrativa, e o território de Euclides da Malta (ex-Capela e ex-Cajueiro) foi constituído de 3 distritos: Euclides da Malta, Paraíba e Arrasto. Em 1912 o decreto estadual nº 571, transferiu novamente a sede do Município de Euclides da Malta para a povoação de Capela - naquela época o distrito se denominava de Paraíba. Desse modo, Cajueiro perdeu sua autonomia político-administrativa e somente foi elevado à município, com o desmembramento de Capela no ano de 1958.






Hino de Cajueiro


Letra por Diva Toledo
Melodia por Capitão Jonas


Cajueiro marcha com o progresso
na esperança de grandezas mil,
num clima de paz e liberdade
trabalha ajudando o Brasil.

Cajueiro minha terra
entre os campos lindos canaviais, a campina verdejante
onde a vida não perece jamais.

Nas cores de seu pendão
há uma luz que não se apaga
é a esperança desse povo,
Cajueiro gente brava.

Mostrando toda grandeza
de uma terra que nasceu
para viver a liberdade,
Cajueiro não morreu!





Samba da Cajueiro

Lá, lá, lá, lá ... 


Eu nasci em Cajueiro 
Nesta terra me criei 
Conheço quase o mundo inteiro, 
Mas só a ti Cajueiro 
meu amor eu dediquei. 


Nesta terra tão pequena, 
Cercada por canaviais, 
Cheio de lindas morenas, 
Onde vieram meus ancestrais. 


A ti , ó terra amada, 
Dispenso a minha atenção. 
Porque benzestes morada 
Dentro do meu coração ...


Lá, lá, lá .... 



Autor:José Ailton Costa









Nossa Senhora do Livramento - Padroeira de Cajueiro - Alagoas



A Festa de Nossa Senhora do Livramento






A festa da padroeira do município de Cajueiro, a comemoração religiosa em homenagem a Nossa Senhora do Livramento se   Inicia no dia 24 de janeiro até o dia 02 de fevereiro. O evento é organizado pela Paróquia do município com o apoio da prefeitura e de toda comunidade católica. Todos os dias serão realizadas missas solenes, presididas por padres de diversas paróquias, apresentações culturais e shows católicos.
No dia 02, a Imagem de Nossa Senhora do Livramento sai da Igreja em uma tradicional procissão em louvor a Nossa Senhora, que percorre as principais ruas da cidade, onde costuma atrair milhares de fiéis.


 O RIO PARAÍBA DO MEIO, QUE BANHA A CIDADE DE CAJUEIRO ALAGOAS










ALGUMAS IMAGEM HISTÓRICAS 

A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAJUEIRO



A ESTAÇÃO: A parada de Cajueiro foi inaugurada em 1891. E Ainda esta de pé.

HISTORICO DA LINHA: O ramal do Colégio, que somente tomou este nome quando atingiu a estação de Porto Real do Colégio em 1950, foi aberto aos poucos a partir da estação de Lourenço de Albuquerque, na linha Recife-Maceió da Great Western. Em 1884 estava em Urupema, em 1891 avançou até Viçosa, em 1912 em Quebrangulo
. Somente em 1933 chegou a Palmeira dos índios, para somente 14 anos depois recomeçar a sua marcha para o rio São Francisco, onde chegou em 1950. A ponte com a cidade de Propriá no Sergipe somente foi entregue em 1972, facilitando a passagem dos trens, que antes passavam por barcos e balsas. Em 2000, a queda de uma ponte e de barreiras no ramal o interromperam até 2007, quando se começou a fazer a recuperação do ramal pela CFN, concessionária do trecho desde 1997. Os trens de passageiros não existem mais desde por volta de 1980.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO, POVOADO GAMELEIRA, ZONA RUAL DE CAJUEIRO ALAGOAS.






Algumas imagens da Celebração Eucarística pelos 57 Anos de nossa cidade:
  
  










  


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Três dioceses do Brasil têm novos bispos nomeados pelo Papa

Garanhus (PE), Campanha (MG) e Alto Solimões (AM) acolherão novos bispos que foram designados pelo Papa 

Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Padre Paulo, Dom Pedro e Dom Adolfo, nomeados, respectivamente, para dioceses de Garanhus, Campanha e Alto do Solimões / Foto: Montagem-Arquivo
Padre Paulo, Dom Pedro e Dom Adolfo, nomeados, respectivamente, para dioceses de Garanhus, Campanha e Alto do Solimões / Foto: Montagem-Arquivo
Mudanças no episcopado brasileiro: nesta quarta-feira, 20, o Vaticano anunciou três nomeações de bispos realizadas pelo Papa Francisco. As dioceses que acolhem novos pastores são Garanhus (PE), Campanha (MG) e Alto do Solimões (AM).
Para Garanhus, Francisco nomeou o padre Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, do clero da diocese de Patos (MG). Até então, padre Paulo era pároco da paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, em Belo Horizonte, capital mineira. Ele também é professor de Sagrada Escritura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Nas outras duas dioceses, houve apenas transferência episcopal. Na diocese de Campanha, foi nomeado como bispo coadjutor Dom Pedro Cunha Cruz, até então bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro.
Já na microrregião do Amazonas, a diocese de Alto Solimões se despede de Dom Evangelista Alcimar Caldas Magalhães, que apresentou sua renúncia por motivo de idade, fato aceito pelo Papa. Como novo bispo, assumirá Dom Adolfo Zon Pereira, que já é bispo coadjutor nesta mesma diocese.
Fonte:http://noticias.cancaonova.com/tres-dioceses-do-brasil-tem-novos-bispos-nomeados-pelo-papa/

quarta-feira, 20 de maio de 2015

CRONOGRAMA DO DIA DE CORPUS CHRISTI EM CAJUEIRO ALAGOAS

   

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
DIA 04/ 06/ 2015 - O DIA DE CORPUS CHRISTI EM CAJUEIRO ALAGOAS


Cronograma por Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e equipes, responsáveis pelos Momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja de São Benedito.

HORÁRIOS

Das 8h às 10h.
Ministros: Terezinha, Jadilson e Cícera (da Faz. Pitimiju).
Pastorais, Grupos e Comunidades: Comunidade Virgem dos Pobres, Comunidade São Pedro e Santa Terezinha (Usina), Comunidade São Benedito, Legião de Maria de Cajueiro, Acólitos e Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Faz. Pitimiju).

Das 10h às 12h.
Ministros: Sílvio, Leda e Sônia.
Pastorais, Grupos e Comunidades: Comunidade Santo Expedito, Catequese Paroquial (Primeira Eucaristia e Crisma), Comunidade Nossa Senhora do Carmo, Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, Comunidade Nossa Senhora do Livramento e Amigos do Shalom Cajueiro.

Das 12h às 14h.
Ministros: Jadilson, Márcia e Marlúcia.
Pastorais, Grupos e Comunidades: Comunidade São Cristóvão, Dizimistas, Pastoral de Criança, Pastoral do Batismo, RCC de Cajueiro e Comunidade dos Romeiros.

Das 14h às 16h.
Ministros: Ednelson, Cícero Macena, Benedita, Cicinha, Zilda, Cícera Pereira e Telma.
Pastorais, Grupos e Comunidades: Apostolado da Oração, Comunidade Serra dos Mamões, Homens do Terço, Mãe Rainha, ECC, Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Ministério de Música Paroquial.

Encerra-se às 16h, com a Celebração da Santa Missa e Procissão do Santíssimo Sacramento.




Significado da Festa de Corpus Christi

A Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 – 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte de pesquisa:



terça-feira, 19 de maio de 2015

Nota sobre a saúde do Arcebispo


Da Redação

Por Genildo Santos

    O arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., já se encontra internado no hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió realizando os procedimentos pré-operatórios para a cirurgia que acontecerá na manhã desta quarta-feira (20) a partir das 7h, estando impossibilitado de receber visitas até autorização médica.
Conclamamos todo o povo de Deus que se una em orações pelo êxito desta cirurgia cardíaca a qual ele será submetido, sob a direção do renomado Dr. José Wanderley Neto e sua equipe.

Que Nossa Senhora dos Prazeres, nossa Mãe e Padroeira, interceda a seu Filho Jesus pelo restabelecimento da saúde de nosso querido pastor.

Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió
Maceió, 19 de maio de 2015.

Arquidiocese de Maceió AL\ Pascom


Fonte:https://www.facebook.com/ArquidiocesedeMaceioAL?fref=ts