quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Como usar o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo de forma correta?





“Assim sendo, Jesus fica à frente para que as pessoas quando se achegarem a vós primeiro encontrem a Jesus e Maria às costas para que vos cubra com seu manto divino e proteja em todas em ocasiões de sua vida”.


Recordar-se que as duas devoções marianas, mais populares e marcantes na história da igreja, são o terço e o escapulário. O escapulário é um símbolo da proteção da Mãe de Deus para com seus devotos e um sinal de sua consagração a Maria. O escapulário do Carmo é sinal de confraternidade (Irmandade) da Virgem Maria, é sinal de paz e do pacto sempiterno (sempre e eterno) de concórdia, garantido por Maria Santíssima do Carmo, é sinal de salvação, pela Virgem Maria, o escapulário do Carmo é um meio simples e prático de honrar a Virgem Maria, é a garantia de preservação da fé e de firmeza na devoção à Virgem Maria, devoção que, por sua vez é sinal de predestinação.
Para os frades e freiras carmelitas, é o símbolo da consagração religiosa na Ordem de Nossa Senhora do Carmo.
O Escapulário é um cordão que une dois pedaços de pano marrom, um que traz a imagem do Sagrado Coração de Jesus e outro a figura de Nossa Senhora do Carmo, (apesar de a imagem estampada não ser o essencial!Assim, se as imagens saírem ou desbotarem , você pode continuar usando o escapulário normalmente!) O escapulário é próprio para ser colocado sobre os ombros, ficando um pedacinho de pano colocado sobre o peito e outro sobre as costas. Assim sendo, Jesus fica à frente para que as pessoas quando se achegarem a vós primeiro encontrem a Jesus e Maria às costas para que vos cubra com seu manto divino e proteja em todas em ocasiões de sua vida. A Santíssima Virgem entregou o escapulário ao Geral da Ordem dos carmelitas, São Simão Stock, segundo a tradição, a 16 de Julho de 1251, com estas palavras: "Recebe este hábito; aquele que morrer com ele, não padecerás o fogo eterno".
O Papa Pio XII faz alusão a este fato quando diz: "Não se trata de assunto de pouca importância, senão de conseguir a vida eterna em virtude da promessa feita, segundo a tradição, pela Santíssima Virgem!".
A segunda promessa de Nossa Senhora foi feita ao Papa João Paulo XXII. Referindo-se aos que levarem o escapulário durante sua vida, diz o seguinte: "Eu mãe bondosa, descerei no primeiro sábado após sua morte, e a quantos achar no purgatório, livrarei e levarei ao monte santo da vida eterna" O próprio Papa confirmou esta indulgência em favos daqueles que usassem o escapulário!



          Ao receber este distintivo do hábito da Ordem dos Carmelitas, nos unimos em espírito aos próprios religiosos e nos fazemos participantes de seus bens espirituais. Da parte de Nossa Senhora, supõe sua presença carinhosa em nossa vida e o cumprimento das promessas por Ela feitas, aos que levassem o escapulário. Quais são estas promessas?


A grande promessa: Aquele que morrer com o escapulário não padecerá o fogo do inferno;

Sua intercessão em favor daqueles que, após a morte estiverem detidos no purgatório;

Assistência, ajuda nas dificuldades da vida.

A Virgem do Carmo livrará quanto antes, principalmente no sábado depois da morte, a quantos forem ao purgatório, morrendo com o Santo Escapulário.

O escapulário do Carmo é a salvação em todos os perigos, pela virgem Santíssima do Carmo.

Cada vez que se beija o Santo Escapulário, ganha-se 500 dias de indulgências.

Morrer com a graça de Deus.

Destes privilégios inertes às promessas, surgiu a seguinte máxima, sobre Nossa Senhora do Carmo: "Na vida protejo, na morte ajudo e depois da morte salvo". Maria acompanha carinhosamente durante a vida aos que levam o escapulário, está junto a eles na hora importante da morte e não os abandona após a morte, querendo vê-los na felicidade eterna.
Objetivo do uso do Santo escapulário: chegar mais facilmente a Jesus, segundo o ensinamento do Concílio Vaticano II : "Os ofícios e os privilégios da Santíssima Virgem, sempre têm como finalidade o Cristo, origem de toda verdade , santidade e piedade".

Por isso afirmou Pio XII: "Ninguém ignora, certamente, seja para incrementar as fé católica e reformar os costumes, o amor à Santíssima Virgem, Mãe de Deus, exercido principalmente mediante aquelas manifestações de devoção, que contribuem de modo particular para iluminar as mentes com celestial doutrina e excitar as vontades para a pratica da vida cristã. Entre estas de ser colocada, a devoção do Escapulário dos Carmelitas de forma muito especial".
É importante saber que o primeiro escapulário que levamos, deve ser abençoado e colocado por um sacerdote.Chamamos isto imposição do escapulário. Se isso não for possível, use da mesma forma e na primeira oportunidade deixe-o impor pelo sacerdote.
Uma vez colocado nunca mais se deve ficar sem ele. Deve-se levar contínua e constantemente, de dia e de noite, até a morte. Se por diferentes motivos não pode ser levado sobre os ombros, leve-o ao menos consigo, e a noite antes de deitar, coloque-o e reze as três Ave-Marias em honra de Nossa Senhora, e os três Pai-nosso . Agradeça assim a graça de sua fé e proteção que recebeu da Mãe de Deus durante o dia.
Comente em seu lar e na sua comunidade a devoção e o amor a Maria, levando o seu Santo Escapulário. Não deixe nenhum enfermo ou pessoa idosa sem ele. Agradeça dessa forma as muitas graças e favores que continuamente recebe da Mãe de Deus. Ela o Protegerá sempre.

Ato de Consagração


Maria, por ser a predileta do pai, por ter realizado em ti o Espírito Santo a encarnação da Palavra , por ser exemplo da Igreja na qual, depois de Cristo, ocupas o lugar mais alto e, ao mesmo tempo, mais próximo de nós, por ser reconhecida como Mãe de Deus, Mãe de Cristo e Mãe dos homens, porque todos os que acreditam te chamam de bem aventurada. Por nós termos, no teu Escapulário, um sinal da tua proteção e união ao Salvador, e um programa de imitação das tuas virtudes. Porque na tua promessa nos ofereces ajuda nos perigos do espírito e do corpo.Acudo a ti, Medianeira universal entre Deus e os homens, e Me Consagro para honrar-te sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo, em obséquio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.



Oração diária
Ó Senhora do Carmo, Olhai por mim e por todos os que estão revestidos do vosso Escapulário.
Acompanhai-nos e protegei-nos ao longo da vida, para que possamos crescer na fé, esperança e caridade, seguindo Jesus Cristo. Amém
3 Pai Nosso
3 Ave Maria



Como receber e usar o Escapulário


1 - Qualquer padre tem poder para benzer e impor na pessoa o Escapulário.

2 - Essa bênção e imposição valem para toda a vida, portanto, basta recebê-lo uma vez.

3 - Quando o Escapulário se desgastar, basta substituí-lo por um novo.

4 - Mesmo quando alguém tiver a infelicidade de deixar de usá-lo durante algum tempo, pode simplesmente retomar o seu uso, não é necessária outra bênção.

5 - Uma vez recebido, ele deve ser usado sempre, de preferência no pescoço, em todas as ocasiões, mesmo enquanto a pessoa dorme.

6 - Em casos de necessidade extrema, como doentes em hospitais, se o Escapulário lhe for retirado, o fiel não perde os benefícios da promessa de Nossa Senhora.

7 - Em casos de perigo de morte, mesmo um leigo pode impor o Escapulário. Basta recitar uma oração a Nossa Senhora e colocar na pessoa um escapulário já bento por algum sacerdote.

8 - O Papa São Pio X autorizou substituir o Escapulário por uma medalha que tenha de um lado o Sagrado Coração de Jesus e do outro uma imagem de Nossa Senhora. Mas a recepção deve ser feita com o escapulário de tecido.



Oração a Nossa Senhora do Carmo



         Ó Virgem do Carmo e mãe amorosa de todos os fiéis, mas especialmente dos que vestem vosso sagrado Escapulário, em cujo número tenho a dita de ser incluído, intercedei por mim ante o trono do Altíssimo.
     Obtende-me que, depois de uma vida verdadeiramente cristã, expire revestido deste santo hábito e, livrando-me do fogo do inferno, conforme prometestes, mereça sair quanto antes, por vossa intercessão poderosa, das chamas do Purgatório.
        Ó Virgem dulcíssima, dissestes que o Escapulário é a defesa nos perigos, sinal do vosso entranhado amor e laço de aliança sempiterna entre Vós e os vossos filhos. Fazei, pois, Mãe amorosíssima, que ele me una perpetuamente a Vós e livre para sempre minha alma do pecado.
       Em prova do meu reconhecimento e fidelidade, ofereço-me todo a Vós consagrando-Vos neste dia os meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E porque Vos pertenço inteiramente, guardai-me e defendei-me como filho e servidor vosso. Amém.

Fontes de Pesquisa: http://filhosdeisrael.tripod.com/Escapulario.htm; http://www.arautos.org/especial/17570/Nossa-Senhora-do-Carmo.html.

ORAÇÃO PARA LIBERTAR-SE DE UMA MALDIÇÃO



Início:

Pelo Sinal da santa cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos.  Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

 Oração:

Senhor Jesus Cristo, creio que Tu és o Filho de Deus e o único caminho para Deus, que morreste na cruz por meus pecados e por mim foste ressuscitado dos mortos.
Com fundamento no que fizeste por mim, eu creio que as reivindicações de satanás contra mim estão canceladas em Tua cruz.
E assim, Senhor Jesus, eu me submeto a Ti e me comprometo a servir-Te e a obedecer-Te e, nesta base, eu tomo posição contra qualquer força maligna das trevas que, de alguma forma, tenha vindo à minha vida - quer por meus próprios atos, quer por atos da minha família ou de meus antepassados ou de alguma coisa mais de que eu não esteia a par.
Onde quer que haja sombra na minha vida, quaisquer forças malignas, eu renuncio a elas agora, Senhor. Recuso-me a submeter-me a elas por mais tempo, e, no nome poderoso de Jesus, o Filho de Deus, tomo autoridade sobre todas as forças do mal que me atormentam, desligo-me delas e liberto-me totalmente do seu poder.

Eu invoco o Espírito Santo de Deus a invadir o meu ser e a fazer minha libertação e desligamento do mal, inteira e realmente, como somente o Espírito de Deus pode fazer. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Finaliza-se esta oração com o Creio (Credo): 




Creio(Credo)

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.