sábado, 18 de maio de 2013

Receba Nossos Abraços Nanda.

Muitas pessoas irão entrar e sair da sua vida,
mas somente verdadeiros amigos deixarão pegadas no seu coração.

Para lidar consigo mesmo, use a cabeça;
para lidar com os outros, use o coração;
raiva é a única palavra de perigo ...

Se alguém te trai uma vez, a culpa é dele;
se alguém te trai duas vezes, a culpa é sua.

Grandes mentes discutem idéias;
mentes médias discutem eventos,
pequenas mentes discutem com pessoas.

Quem perde dinheiro, perde muito;
Quem perde um amigo, perde mais;
Quem perde a fé, perde tudo ...

Jovens bonitos são acidentes da natureza;
Velhos bonitos são obras de arte.

Aprenda também com o erro dos outros,
você não vive tempo suficiente para cometer todos os erros.

Amigos você e eu ..
Você trouxe outro amigo ..
Agora somos três ..
Nós começamos um grupo ..
Nosso círculo de amigos ..
E como um círculo,
não tem começo nem fim ...

Ontem é história;
Amanhã é mistério,
Hoje é um presente,
É por isso que é chamado presente ... 


Parabéns Fernanda Soares. A RCC de Cajueiro deseja muita felicidade, saúde e muita alegria nesse dia tão especial, e que jesus te abençoe e maria te cubra com o manto sagrado. e saiba que todos nós amamos você!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O que é Pentecostes?


Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia".


No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Quem é o Espírito Santo? 

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

A Solenidade do Pentecostes 

No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com poder sobre os Apóstolos; teve assim início a missão da Igreja no mundo. O próprio Jesus tinha preparado os Onze para esta missão aparecendo-lhes várias vezes depois da sua ressurreição (cf. Act 1, 3). Antes da ascensão ao Céu, ordenou que "não se afastassem de Jerusalém, mas que aguardassem que se cumprisse a promessa do Pai" (cf. Act 1, 4-5); isto é, pediu que permanecessem juntos para se prepararem para receber o dom do Espírito Santo. E eles reuniram-se em oração com Maria no Cenáculo à espera do acontecimento prometido (cf. Act 1,14).

Permanecer juntos foi a condição exigida por Jesus para receber o dom do Espírito Santo; pressuposto da sua concórdia foi uma oração prolongada. Desta forma, encontramos delineada uma formidável lição para cada comunidade cristã. Por vezes pensa-se que a eficiência missionária dependa principalmente de uma programação atenta e da sucessiva inteligente realização mediante um empenho concreto. 

Sem dúvida, o Senhor pede a nossa colaboração, mas antes de qualquer resposta nossa é necessária a sua iniciativa: é o seu Espírito o verdadeiro protagonista da Igreja. As raízes do nosso ser e do nosso agir estão no silêncio sábio e providente de Deus.

As imagens que São Lucas usa para indicar o irromper do Espírito Santo o vento e o fogo recordam o Sinai, onde Deus se tinha revelado ao povo de Israel e lhe tinha concedido a sua aliança (cf. Êx 19, 3ss). A festa do Sinai, que Israel celebrava cinquenta dias depois da Páscoa, era a festa do Pacto. Falando de línguas de fogo (cf. Act 2, 3), São Lucas quer representar o Pentecostes como um novo Sinai, como a festa do novo Pacto, na qual a Aliança com Israel se alarga a todos os povos da Terra. A Igreja é católica e missionária desde a sua origem. A universalidade da salvação é significativamente evidenciada pelo elenco das numerosas etnias a que pertencem todos os que ouvem o primeiro anúncio dos Apóstolos (cf. Act 2, 9-11). 

O Povo de Deus, que tinha encontrado no Sinai a sua primeira configuração, hoje é ampliado a ponto de não conhecer qualquer fronteira de raça, cultura, espaço ou tempo. Diferentemente do que tinha acontecido com a torre de Babel (cf. Jo 11, 1-9), quando os homens, intencionados a construir com as suas mãos um caminho para o céu, tinham acabado por destruir a sua própria capacidade de se compreenderem reciprocamente. No Pentecostes o Espírito, com o dom das línguas, mostra que a sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem geram sempre divisões, erguem muros de indiferença, de ódio e de violência. 

O Espírito Santo, ao contrário, torna os corações capazes de compreender as línguas de todos, porque restabelece a ponte da comunicação autêntica entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é Amor. 

Mas como entrar no mistério do Espírito Santo, como compreender o segredo do Amor?

A página evangélica conduz-nos hoje ao Cenáculo onde, tendo terminado a última Ceia, um sentido de desorientação entristece os Apóstolos. A razão é que as palavras de Jesus suscitam interrogativos preocupantes: Ele fala do ódio do mundo para com Ele e para com os seus, fala de uma sua misteriosa partida e há muitas outras coisas ainda para dizer, mas no momento os Apóstolos não são capazes de carrregar o seu peso (cf. Jo 16, 12). Para os confortar explica o significado do seu afastamento: irá mas voltará; entretanto não os abandonará, não os deixará órfãos. 


Enviará o Consolador, o Espírito do Pai, e será o Espírito que dará a conhecer que a obra de Cristo é obra de amor: amor d'Ele que se ofereceu, amor do Pai que o concedeu.

É este o mistério do Pentecostes: o Espírito Santo ilumina o espírito humano e, revelando Cristo crucificado e ressuscitado, indica o caminho para se tornar mais semelhantes a Ele, isto é, ser "expressão e instrumento do amor que d'Ele promana" (Deus caritas est 33). 

Reunida com Maria, como na sua origem, a Igreja hoje reza: "Veni Sancte Spiritus! Vem, Espírito Santo, enche os corações dos teus fiéis e acende neles o fogo do teu amor!".

Amém. 


O Espírito Santo em minha vida

"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"(Jo 10,10)

"Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15,5)

"O vento sopra onde quer; ouves-lhes o ruído, mas não sabes donde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito". (Jo 3,8)

Quando retorno meus pensamentos para refletir minha caminhada em Jesus, deparo-me com essas três citações que alicerçaram a história de minha vida renovada no Espírito Santo. Lá pelos idos de 1972, juntamente com alguns jovens e o Pe Jonas, fomos até Campinas - SP (Vila Brandina); lá fizemos uma experiência com Deus através do seu Espírito Santo que marcou minha vida e me faz até hoje "viver"as realidades ensinadas por Jesus. 

Permanecer em Jesus é reconhecer que nada somos ou podemos sem Ele; é uma realidade cotidiana. Permanecer em Jesus é deixar-se ser modelado por Ele: viver a nossa natureza humana, conforme o projeto que Deus pensou para nós - ser amor e fazer a experiência do amor no convívio com os irmãos; desfazendo nossa vaidade, orgulho, "deixando" o Espírito Santo frutificar em nós os frutos que nos identificam como filhos amados: paz, alegria, delicadeza, bondade, fidelidade, brandura... (Gl 5,22). No meu dia a dia, continuo acreditando na exortação de Jesus: sem mim nada podeis fazer! 

Á medida que reconhecemos nossa dependência em Deus nos tornamos como o vento...; nossa vida não pertence mais a nós! Sou casado já há 28 anos, vivo conforme a vontade de Deus meu casamento com a Ana Maria, tenho dois filhos o Mateus e a Ana Teresa, sou professor e como servo de Deus minha vida é toda dedicada ao serviço do Reino. É possível fazer tudo isso: ser esposo dedicado, pai presente, profissional competente e responsável e, sobretudo, servo de Deus abençoado e ungido. 

Minha vida não me pertence! Quando estava prestes a casar-me com a Ana Maria, coloquei para ela minha prioridade em desposar-me dela sendo um esposo dedicado sem abrir mão do meu serviço pela causa do Reino de Deus. Ela topou e hoje juntos reconhecendo nossa total dependência em Deus, nos esforçamos pela evangelização e construção desse Reino, oferecemos nossas vidas, dispondo-as a Deus. O vento sopra onde quer... 

Posso testemunhar a "revolução" que Deus fez e continua fazendo em minha vida e história através da efusão de seu Santo Espírito: tenho experimentado o despertar do amor a Deus Pai - olha que foi difícil compreender "esse amor" pois meu relacionamento com meu pai Antonio foi muito difícil; a experiência profunda de Jesus vivo - amigo, companheiro de "todas" as horas; dá-nos novo amor a Maria - como filhos e dela buscar um modelo de serviço; nova compreensão da palavra de Deus, coragem para testemunhar, dá-nos o dom do louvor profundo e inicia, em nós, uma vida nova de cura e transformação. É dessa maneira que venho fazendo a experiência do "pentecostes" em minha vida! Viver conforme a vontade de Deus, em Abundância! 

Fonte:http://curiosidadescatolicas.blogspot.com.br/2011/04/o-que-e-pentecostes.html

A comunhão dos Santos


Já perto do final do Símbolo Apostólico, que estamos comentando, professamos uma verdade tão consoladora quanto pouco conhecida. Na nossa peregrinação por esta terra, rumo à vida eterna, nós não estamos sós, estamos unidos a todos os fieis que nos precederam na fé e com os quais formamos um só Corpo místico, vivificado pelo Espírito de Cristo. Depois de Cristo, ninguém se aproxima de Deus sozinho. Na Igreja, as vidas de todos os fiéis estão interligadas, em comunhão de méritos.

A doutrina da “comunhão dos santos” afirma que, “em Cristo”, isto é na vida cristã, há uma conexão ou comunicação espiritual entre os membros da Igreja militante (que ainda estão a caminho), os da Igreja purgante (que estão em um estágio de purificação), e os fiéis da Igreja triunfante, que já desfrutam da glória celeste.

Esta união e intercomunhão com os santos do céu tem uma dimensão cristológica, pois une todos os membros a Cristo, fonte e cabeça de toda nossa vida espiritual. A comunhão dos santos tem, também, uma clara dimensão eclesiológica, pois ela se dá entre os membros da Igreja . Finalmente, essa doutrina tem uma dimensão escatológica, pois a intercomunicação de bens espirituais entre os fiéis se estende até a vida eterna. Santa Teresinha de Lisieux, no final de sua vida, prometeu que na eternidade intercederia pelos pecadores, com os quais se sentia solidária.

Por sua vez, os fiéis que ainda estão na terra podem ajudar, com suas orações, os que já morreram, mas ainda não gozam de glória eterna. A Sagrada Escritura ensina que é coisa piedosa e santa rezar pelos defuntos (cf. 2 Mc 12,46), e toda a tradição católica recomenda a oração em favor das “almas do purgatório”.

O Concílio Vaticano II, sem tratar expressamente desta doutrina, dedicou um capítulo da sua Constituição sobre a Igreja (Lumen Gentium) à “Índole escatológica da Igreja peregrina e sua união com a Igreja celeste”. Nele reafirma que todos os fiéis, os que peregrinam na terra, os que estão se purificando e os que vivem já glorificados, contemplando o próprio Deus, todos “formam uma só Igreja e, nele [em Cristo], estão unidos entre si” (LG 49).

Infelizmente, muitos cristãos desconhecem a doutrina da Comunhão dos Santos. A busca atual por uma perspectiva holística, em este mundo cada dia mais globalizado, deveria favorecer uma visão unitária da humanidade e da Igreja.


Padre Luis González-Quevedo, sj
Teólogo, pregador de retiros inacianos, diretor do Centro Loyola de Goiânia-GO

Fonte:http://www.catequesehoje.org.br/index.php/outro-olhar/iniciacao-a-vida-crista/389-a-comunhao-dos-santos?fb_comment_id=fbc_151595601684021_491439_162464270597154#f3c210f40c

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Terço da Sagrada Eucaristia




Terço da Sagrada Eucaristia.
(Ditado pelo próprio N. Senhor Jesus Cristo a uma de suas almas vítimas)
 


Início: - Faz-se três vezes o sinal da Cruz em honra a Santíssima Trindade.
          - Creio, Pai Nosso, três Glórias ao Pai.

Nas contas grandes:
Socorrei-nos Jesus Eucarístico e não afasteis do meio de nós o Vosso Corpo Glorioso.

Nas contas pequenas:
Deus Altíssimo, o Vosso Corpo Eucarístico seja sempre o nosso Alimento Glorioso.

No lugar da Salve Rainha, rezar três vezes:
Doce Eucaristia vem em nosso coração.
Doce Eucaristia, sede a nossa salvação. Amém.



Fonte:http://www.derradeirasgracas.com

Rosário do Espírito Santo, Beata Elena Guerra.

Início: Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. – Gloria ao Pai… Como era no princípio…Amém.
Em cada mistério: Pede-se um Dom do Espírito, repete-se 7 vezes: – Pai santo, no nome de Jesus, manda o Teu Espírito para renovar o mundo!
Conclui-se com: Ó Maria, que por obra do Espírito santo, concebestes o Salvador, roga por nós!
1. Vem, ó Espírito de Sabedoria, desapega-nos das coisas da terra e infunde em nós o amor e o gosto pelas coisas do céu. - Pai Santo...
2. Vem, ó Espírito de Inteligência, ilumina a nossa mente com a luz da Tua Eterna verdade e a enriquece de santos pensamentos. - Pai Santo...
 3. Vem, ó Espírito de Conselho, faz-nos dóceis as tuas inspiraçoes e guia-nos na via da salvação. – Pai Santo...
4. Vem, ó Espírito de Fortaleza, e dá-nos a força, constância e vitória nas batalhas contra nossos inimigos espirituais. - Pai Santo...
5. Vem, ó Espírito de Ciência, seja o mestre de nossas almas e ajuda-nos a colocar em prática os seus ensinamentos. - Pai Santo...
 6. Vem, ó Espírito de Piedade, vem habitar nos nossos corações para possuir e santificar todos os nossos afetos. - Pai Santo...
7. Vem, ó Espírito de Santo Temor de Deus, reina sobre a nossa vontade e faz que sejamos sempre dispostos a sofrer todos os males, antes que pecar. Pai Santo...
Invocação a Maria
Ó puríssima virgem Maria, que em tua imaculada conceição, foste constituída pelo Espírito Santo em tabernáculo eleito da Divindade. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra.  Ave Maria...
Ó puríssima virgem Maria, que no mistério da encarnação foste constituída verdadeiramente Mãe de Deus. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito... Ave Maria...
Ó puríssima virgem Maria que perseverando em oração no cenáculo com os apóstolos, foste Abundantemente inflamada pelo Espírito Santo. Roga por nós:
 R.: Para que o Paráclito... Ave Maria...
Oração final
Venha sobre nós o teu Espírito, Senhor, transforme-nos interiormente com seus dons: criai em nós um novo coração, para que, possamos agradar-te e conformar-nos à tua santa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

MISSA EM HOMENAGEM ÀS MÃES, COM O MINISTÉRIO DE MÚSICA, DA RCC DE CAJUEIRO.

Foi muito emocionante, anoite desse dia 12 de maio de 2013, para os católicos de Cajueiro. Pois, mães e  filhos, de nossa cidade puderam sentir a alegria da comemoração do dia das mães,  de um modo especial, um dia para nos sentirmos acolhidos por Nossa Senhora do Livramento, a mãe de nossa cidade. O ápice de nossa festa, foi Jesus na eucaristia, que nos deu como grande presente o amor de nossa mãe Maria.

















Você sabe o que é o YOUCAT?


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Youcat é uma publicação de 2011, chamado por seus autores como: "Catecismo da Juventude da Igreja Católica", porque pretende ser uma ajuda para os jovens a compreender melhor o Catecismo da Igreja Católica . O livro, elaborado na forma de uma conversa, é destinado ao uso por jovens católicos de todo o mundo e está disponível em 25 línguas, inclusive árabe e chinês. Youcat é baseado no Catecismo da Igreja Católica (1992) eo Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (2005). O Catecismo tem 304 páginas e é composto por quatro capítulos, com 527 perguntas e respostas.
O prefácio foi escrito pelo Papa Bento XVI . Cerca de 700 mil cópias de Youcat foram distribuídos em treze línguas diferentes, em nome do Papa durante a Jornada Mundial da Juventude 2011 em Madrid. [1]

YOUCAT FOI PUBLICADO PELA PRIMEIRA VEZ EM CATORZE LÍNGUAS: INGLÊS, FRANCÊS, DINAMARQUÊS, ITALIANO, CROATA, HOLANDÊS, POLONÊS, ESPANHOL, ESLOVACO, ESLOVENO, ARMÊNIO, UCRANIANO, RUSSO, INDONÉSIO. EDIÇÕES CHINESA E ÁRABE SÃO PLANEJADAS. NO GERAL, O CATECISMO DA JUVENTUDE É PUBLICADO EM 25 IDIOMAS.
LÍNGUAS

Breve história do YOUCAT

YOUCAT – Fé expressa numa linguagem comum

Em 2006, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica foi apresentado em Viena. Na conferência de imprensa, uma mulher levantou-se e disse que este livro não era útil para os jovens, e que era necessário um catecismo que chegasse aos jovens de hoje! Ela estava certa. Mas quem escreveria um catecismo assim? Acima de tudo, não poderia ser feito sem o envolvimento dos jovens.
Um grupo de escritores chegou à conclusão de que devia criar um texto baseado no Catecismo da Igreja Católica. Passaram então dois campos de férias de verão a discutir o texto com o total de 50 jovens. Deste modo, o YOUCAT surgiu baseado numa prática diária da fé dos jovens. É isto que o torna tão valioso. O próprio Papa Bento XVI apoiou o projeto desde o início. Ele próprio escreveu o prefácio, recomendando de todo o coração este livro aos jovens.

A história completa

Faz o download da história completa do YOUCAT (PDF).





Fontes:http://www.youcat.org/pt/leia-o-livro/breve-historia-do-youcat.html
           http://en.wikipedia.org/wiki/Youcat

AIS doa mais 1 milhão de YouCats aos jovens do Brasil



Após distribuir em 2012 meio milhão do Catecismo Jovem (YouCat) por meio das dioceses do Brasil, a Ajuda à Igreja que Sofre começa a distribuir mais 1 milhão de exemplares aos jovens do Brasil.
No início a meta foi, através das dioceses, alcançar os jovens engajados e que iriam à JMJ Rio. Já nesta segunda distribuição, a AIS buscou contatar diretamente os diversos grupos de estudo do catecismo jovem pelo Brasil e também atender às poucas dioceses que não foram contempladas no primeiro envio.
“A receptividade das dioceses durante a primeira campanha foi tão grande que os catecismos acabaram rapidamente. A demanda foi muito maior do que poderíamos prever”, afirma José Corrêa, diretor da AIS no Brasil. “Por isso decidimos promover uma nova doação, agora com mais 1 milhão de exemplares”, explica. “Agora, contamos mais uma vez com a generosidade e a ação cristã de nossos benfeitores para que consigamos cobrir o 1 milhão que estamos distribuindo”, completa o diretor.
Os catecismos já estão chegando às dioceses e paróquias de todo o país. Segundo Dom Caetano, bispo da diocese de Bauru, 50 mil exemplares serão distribuídos às famílias de 41 municípios por meio da pastoral da família e da juventude. “Estamos no ano da fé e que graça receber esse catecismo de linguagem moderna para renovar os dons do Espírito e poder mais evangelizar na direção da fé católica”, afirma Dom Caetano.
Também a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que receberá peregrinos de todo o país durante a JMJ, já recebeu mais 50 mil catecismos. Como anfitriões desse encontro, é preciso que esses jovens discípulos possam viver esse chamado. Segundo Johannes Hügel, colaborador da AIS e do YouCat, a vigília com o Santo Padre durante a JMJ será um momento especial. Os coordenadores do YouCat preparam uma grande surpresa: “É importante que todos os participantes levem seu YouCat. Será um momento muito especial”.
Padre Werenfried  - fundador da Ajuda à Igreja que Sofre - dizia que “o simples desejo de um Papa é para nós uma ordem”. E, mesmo após sua morte em 2003, a AIS mantém seu carisma, abraçando a responsabilidade da nova evangelização com entusiasmo no projeto YouCat (Catecismo Jovem) que foi desejo de Sua Santidade Bento XVI.
Finalmente, para despertar o clima da JMJ entre seus benfeitores, a Ajuda à Igreja que Sofre lança uma campanha exclusiva de evangelização: aqueles que adquirirem a camiseta comemorativa da AIS na JMJ receberão gratuitamente um exemplar do YouCat. A camiseta pode ser adquirida na nossa loja-virtual ou através do 0800 77 099 27.

Fonte:http://www.ais.org.br/projetos/item/525-ais-doa-mais-1-milh%C3%A3o-de-youcats-aos-jovens-do-brasil

domingo, 12 de maio de 2013

Anunciada agenda do Papa Francisco no Brasil


O Papa Francisco terá uma agenda cheia de atividades em sua primeira grande viagem internacional, em julho deste ano. A programação no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, inclui desde Atos Protocolares, como o encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, até a visita a uma comunidade carente, em um hospital e a jovens detentos.

Chegada e primeiros atos oficiais
O Papa chegará ao Brasil o dia 22 de julho, segunda-feira. Aacolhida oficial será feita no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo após, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dará o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo. A recepção protocolar será feita pela presidente da república Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.
A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil. A casa hospedou o beato João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. É um lugar reservado, pacato e longe dos grandes movimentos da cidade. Além do Papa Francisco, a residência receberá também toda comitiva papal.
Com a simplicidade que o mundo já conhece, o Santo Padre vai presidir missas diárias privativas na Residência.

Visita a Aparecida
O Santo Padre visitará, na quarta-feira, dia 24 de julho, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior santuário mariano do mundo. A visita foi um pedido pessoal do Papa Francisco, já que possui uma devoção pública por Maria, mãe de Jesus. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pontífice celebrará uma Missa, após a veneração da imagem da Virgem na Basílica. A homilia será feita pelo Papa.

Um dos legados sociais da JMJ Rio2013
Ainda na quarta-feira, o Papa Francisco participa da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), voltado para a recuperação e dependência química, um dos legados sociais da JMJ Rio2013. Com 350 médicos, cerca de 500 profissionais de saúde, 648 leitos de internação, 323 leitos de enfermaria, 12 leitos de emergência, 75 leitos de UTI e 11 salas de cirurgia, o Hospital São Francisco da Tijuca (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT) é um hospital geral que oferece atendimento em 22 especialidades. A instituição presta atendimento particular, para clientes de planos de saúde, e para pacientes do SUS, encaminhados via Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Haverá um discurso do Papa no local.

Uma quinta-feira emocionante
No dia 25 de julho, quinta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio, em um gesto simbólico e tradicional, entregará as chaves da cidade ao Sumo Pontífice, traduzindo o respeito pelo Santo Padre e a autoridade que representa. Além disso, também está previsto um rápido encontro com representantes do mundo esportivo, com a bênção das bandeiras Olímpicas.
Ainda pela manhã, o Papa Francisco parte para um encontro emocionante. Depois de 33 anos, um Papa volta a visitar uma comunidade carente. Desta vez, ao invés do Vidigal, na Zona Sul do Rio, onde passou João Paulo II, em 1980, a visita será a uma favela da Zona Norte. A comunidade escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, recentemente pacificada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Papa falará aos moradores e dará sua bênção.
Às 18h, o Santo Padre participa da festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Haverá a primeira saudação do Papa Francisco aos peregrinos da Jornada, e um discurso.

Um dia só para os jovens
Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e antiga casa de repouso do imperador Dom Pedro, a Quinta da Boa Vista receberá um dos maiores pontos de catequese do evento e a Feira Vocacional. O Santo Padre atenderá quatro confissões de jovens no local na manhã de sexta-feira, dia 26.
Em seguida, alguns jovens detentos se encontrarão com o Papa Francisco no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim. Ao meio dia, o Sumo Pontífice fará a Oração Angelus Domini do balcão central do Palácio. Antes do tradicional almoço com os jovens de todos os continentes, que acontece nas Jornadas, o papa fará uma saudação ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e aos patrocinadores.
Às 18h, acontece a Via Crucis com os jovens, na orla da Praia de Copacabana, o terceiro Ato Central da JMJ, com um discurso do Santo Padre.

Um sábado de encontros e oração
As atividades oficiais começam com a Santa Missa com os bispos, sacerdotes, religiosos e os seminaristas, na Catedral São Sebastião, presidida pelo Santo Padre. Logo após, o Papa Francisco se encontrará com representantes da sociedade da cidade e do Brasil no Teatro Municipal. A estrutura, construída no século XIX, por muito tempo, foi palco principal das apresentações artísticas de todo país.
À tarde, participa de um almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (que compreende as dioceses do Estado do Rio de Janeiro) e o Séquito Papal, no grande refeitório do Centro de Estudos do Sumaré.
A partir das 19h30, o Papa Francisco estará em Guaratiba, no Campus Fidei para a Vigília de Oração com os jovens, quarto Ato Central da JMJ Rio2013, onde ele fará um discurso aos peregrinos e passará um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento com os jovens presentes.

Domingo de despedidas
Às 10h da manhã, o Papa Francisco reencontra os jovens da noite anterior no Campus Fidei para a Santa Missa de envio da JMJ Rio2013 e anunciar o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. Ao meio dia, também fará a oração do Angelus Domini com os peregrinos.
O almoço será com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Deve encontrar o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) antes de sua despedida da Residência do Sumaré.
Para agradecer pessoalmente os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada, o Papa Francisco deverá encontrar-se com eles no Pavilhão 4 do Riocentro, às 17h30, e fará um discurso a eles.
Haverá ainda uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, onde o Santo Padre fará um discurso. Sua partida de volta a Roma está marcada para as 19h.