quinta-feira, 22 de maio de 2014

PARABÉNS CAJUEIRO, PELOS SEUS 56 ANOS!









A HISTÓRIA DE CAJUEIRO


Cajueiro tem sua origem, como povoado, nos meados do século XIX, às margens do Rio Paraíba, formado pela família Marcelino. Naquela época, os migrantes do agreste e sertão em demanda a Pilar e a Maceió descansavam seus animais à sombra de frondoso cajueiro, num local de paisagem, às margens do Rio Paraíba. Aí, a denominação da localidade.
Em 1904 Cajueiro foi elevado à categoria de município, por meio da lei estadual nº 427, de 10 de Julho de 1904. Por essa lei houve a transferência da sede da povoação de Capela para Cajueiro que passou a se denominar de Euclides Malta. Constituindo-se como distrito sede. (IBGE - Alagoas - lei estadual nº 427, de 10-06-1904).


Mapa de Cajueiro












No ano de 1911 houve nova divisão administrativa, e o território de Euclides da Malta (ex-Capela e ex-Cajueiro) foi constituído de 3 distritos: Euclides da Malta, Paraíba e Arrasto. Em 1912 o decreto estadual nº 571, transferiu novamente a sede do Município de Euclides da Malta para a povoação de Capela - naquela éposa o distrito se denominava de Paraíba. Desse modo, Cajueiro perdeu sua autonômia político-administrativa e somente foi elevado à município, com o desmembramento de Capela no ano de 1958.


Hino de Cajueiro

Letra por Diva Toledo
Melodia por Capitão Jonas


Cajueiro marcha com o progresso
na esperança de grandezas mil,
num clima de paz e liberdade
trabalha ajudando o Brasil.

Cajueiro minha Terra
entre os campos lindos canaviais,
a campina verdejante
onde a vida nao perece jamais.

Nas cores de seu pendão
há uma luz que não se apaga
é a esperança desse povo,
Cajueiro gente brava.

Mostrando toda grandeza
de uma terra que nasceu
para viver a liberdade,


Cajueiro não morreu!







Samba da Cajueiro

Lá, Lá , Lá ,Lá . . .
Eu Nasci em Cajueiro
Nesta terra me criei
Conheço quase o mundo inteiro
Mas, só a ti Cajueiro, meu amor eu dediquei.

Cercada por canaviaisNesta terra tão pequena
Cheio de lindas morenas
Onde viveram meus ancestrais

A ti, ó terra amada.
Dispenso a minha atenção
Porque benzestes morada
Dentro do meu coração...

Lá, Lá, Lá ........

Autor: José Ailton Costa


Padroeira do Município de Cajueiro - AL




A Festa de Nossa Senhora do Livramento















A festa da padroeira do município de Cajueiro, a comemoração religiosa em homenagem a Nossa Senhora do Livramento se   Inicia no dia 24 de janeiro até o dia 02 de fevereiro. O evento é organizado pela Paróquia do município com o apoio da prefeitura e de toda comunidade católica. Todos os dias serão realizadas missas solenes, presididas por padres de diversas paróquias, apresentações culturais e shows católicos.
No dia 02, a Imagem de Nossa Senhora do Livramento sai da Igreja em uma tradicional procissão em louvor a Nossa Senhora, que percorre as principais ruas da cidade, onde costuma atrair milhares de fiéis.



 O RIO PARAÍBA DO MEIO, QUE BANHA A CIDADE DE CAJUEIRO ALAGOAS






ALGUMAS IMAGEM HISTÓRICAS

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO NO POVOADO GAMELEIRA, CAJUEIRO ALAGOAS.



A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAJUEIRO


  A ESTAÇÃO: A parada de Cajueiro foi inaugurada em 1891. E Ainda esta de pé.

HISTORICO DA LINHA: O ramal do Colégio, que somente tomou este nome quando atingiu a estação de Porto Real do Colégio em 1950, foi aberto aos poucos a partir da estação de Lourenço de Albuquerque, na linha Recife-Maceió da Great Western. Em 1884 estava em Urupema, em 1891 avançou até Viçosa, em 1912 em Quebrangulo
. Somente em 1933 chegou a Palmeira dos índios, para somente 14 anos depois recomeçar a sua marcha para o rio São Francisco, onde chegou em 1950. A ponte com a cidade de Propriá no Sergipe somente foi entregue em 1972, facilitando a passagem dos trens, que antes passavam por barcos e balsas. Em 2000, a queda de uma ponte e de barreiras no ramal o interromperam até 2007, quando se começou a fazer a recuperação do ramal pela CFN, concessionária do trecho desde 1997. Os trens de passageiros não existem mais desde por volta de 1980.