sexta-feira, 28 de março de 2014

Namoro: Tentações e Perigos - Segundo a visão de Santo Inácio de Loyola



Um dos grandes ensinamentos deixado por Santo Inácio de Loyola é sobre os sentimentos do ser humano, as noções que nos vem durante algo que estamos fazendo que podem refletir ação direta de Deus ou do demônio. Assim sendo, diz o santo que quando uma alma caminha de bem para melhor, num processo crescente de santidade, missão e obediência a Deus, o demônio age nela com fortes brados, grito de regresso, vontade de deixar tudo desânimo, etc.. Já Deus age neste caso de forma inversa, com bastante suavidade, consolações, palavras de incentivos, vontade de continuar,…
Seguindo este mesmo raciocínio, o santo nos ensina, que Deus e o demônio trocam de lado quando uma alma caminha de mal a pior. Deus causa nela grande remorsos, vontade de mudar radicalmente a vida, largar o pecado, etc.. Já o demônio causa na alma aparentes consolações, vontade de continuar, desculpas esfarrapadas para justificar o erro, tudo de uma forma bem sutil, vai destruindo a vida da pessoa sem mostrar o seu verdadeiro rosto e interesse.
Trazendo isso para o caso do namoro, quando um casal está em pecado, cai nas tentações, nas ralações, nas carícias, Deus age colocando grandes remorsos, tentando mostrar os erros e fazer o casal mudar radicalmente a vida. Já o demônio costuma colocar desculpas e até falsos louvores na boca dos pecadores, coisas do tipo: Deus criou nós temos que usar, virgindade é besteira, coisa cultural, é que nós somos fogo mesmo, ou então quando o fogo aperta e um louva a Deus pelo prazer que está sentindo.
Assim o demônio age no namoro de forma sempre oposta à Deus, procure saber de que forma Deus e o demônio estão agindo no seu namoro e não tenha dúvidas é melhor terminar um namoro do que deixar que ele venha a ser a mão de satanás na sua vida.