sábado, 18 de abril de 2015

TERÇO PODEROSO DE SANTO EXPEDITO


ORAÇÃO INICIAL: Senhor Jesus Cristo, humildemente me prostro aos vossos pés, para honrá-lo e adorá-lo. Peço-vos por todo os meus pecados, e também por tudo o que em mim possa ser bloqueado a ação de tua graça, e vos imploro, pela intercessão do vosso servo Guerreiro, Santo Expedito; que recebeu de vossas mãos a coroa da Glória que ele receba também de vossas mãos generosas, as graças de que tanto necessito. (Fazer o pedido). Rezar 1 Credo,1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e Glória.




CONTAS GRANDES: O Deus que vos dignastes elevar à honra dos altares, vosso Servo Guerreiro, Santo Expedito, atendei as minhas súplicas pelos seus infinitos merecimentos.
CONTAS PEQUENAS: Santo Expedito, Fiel Vencedor interceda por mim (citar a intenção) junto ao Nosso Senhor.
ORAÇÃO FINAL : (Segurando a Medalha de Santo Expedito) Ó grande Santo Expedito, mártir e soldado de Cristo, que com toda generosidade vos consagrastes a Deus, sacudindo toda frouxidão no seu serviço, ajudai-me com vossas orações, para que eu me arrependa dos meus pecados e me converta para Deus servindo-o com fervor e peço-vos também q me ajudeis em minhas necessidades, e me alcanceis a graça, que humilde e confiantemente vos peço.(repetir o pedido) Prometo que serei devoto a vós e propagarei a muitos a devoção do vosso sagrado terço.



quinta-feira, 16 de abril de 2015

Em coletiva à imprensa, bispos abordam Eleições, Diretrizes e Reforma Política

  


O arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, acolheu os jornalistas que farão a cobertura da 53ª Assembleia Geral (AG) CNBB, nesta quarta-feira, 15, durante entrevista coletiva. Na ocasião, dom Dimas, que também é porta-voz da Assembleia, lembrou as palavras do papa Francisco ao dizer que o bom jornalismo se nutre de uma "sincera paixão pelo comum e pela verdade". 
 Participaram da coletiva o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler; o arcebispo de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Gonzaga Pepeu; e o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Mol. 
Na oportunidade, dom Jaime falou sobre a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). “A cada quatro anos a Assembleia é convidada a rever as Diretrizes. Ano passado, foi manifestado, com relação às Diretrizes em vigor, o desejo de haver apenas uma atualização que considerasse o magistério mais recente da Igreja, do papa Francisco, e principalmente da Evangelii Gaudium”, recordou. As Diretrizes são tema central desta edição da AG. 
Eleições
Os detalhes do processo eleitoral, outro aspecto importante desta Assembleia, que é eletiva, foi abordado por dom Luís Gonzaga Pepeu. O arcebispo de Vitória da Conquista explicou explicou que em meio a assuntos importantes como o Ano da Paz, o Ano da Vida Consagrada e os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, ocorrem também as eleições para a Presidência e as doze comissões da CNBB.
De acordo com dom Pepeu, as eleições devem ter início na próxima segunda-feira, 20, quando atingido o quórum de dois terços dos votos. “Todos os eleitos são para o serviço, assim como trabalha a Campanha da Fraternidade 2015, com o lema ‘Eu vim para servir’. Se eleito, o bispo é questionado se aceita esse serviço”, afirmou.
São eleitores e também candidatos à presidência e vice-presidência todos os bispos diocesanos, enquanto os bispos auxiliares e coadjutores podem disputar apenas a vaga de secretário geral. Caso os primeiros dois escrutínios não alcancem os dois terços necessários, o terceiro escrutínio pode decidir por maioria absoluta. Se a maioria absoluta também não for alcançada, o quarto e quinto escrutínios elegem os dois mais votados.
Reforma Política
O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para o Acompanhamento da Reforma Política, dom Joaquim Mol, ressaltou o importante papel da imprensa na formação e esclarecimento da sociedade civil. Em seguida, falou sobre a necessidade imediata da reforma política. “Temos frequentemente assistido manifestações das quais não constam na pauta a reforma política. É uma pena, pois só por meio dela podemos melhorar o quadro político do país, eliminando a corrupção, a barganha, e outras práticas ruins da política, responsáveis por deixar grande parte da população na miséria”, afirmou.
“É claro que a reforma política não resolve tudo, diante do grave quadro em que se encontra a política do país. Mas ela é um passo necessário e indispensável”, disse dom Mol. Em seguida, o bispo ressaltou que a Conferência não é filiada a nenhum partido político, mas integrante da sociedade civil organizada, e que tem o compromisso de contribuir para que o Brasil seja um país melhor.
FONTE:http://www.cnbb.org.br/eventos-1/assembleia-geral-1/16275-temas-prioritarios-da-assembleia-geral-e-reforma-politica-sao-temas-da-primeira-coletiva-de-imprensa

Profissionais da imprensa fazem cobertura jornalística da Assembleia da CNBB


                                                                                                                                                                 Mais de 130 profissionais de vários veículos de alcance nacional fizeram credenciamento para acompanhar a 53 Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os grupos de TV de inspiração católica garantiram espaços com estúdios e espaços especial para entrevistas. Além disso, a equipe da Assessoria de Imprensa da Conferência atende a repórteres, produtores e editores de vários estados que ligam para obter informações sobre a reunião do episcopado.
Imprensa laica
Entre os jornalistas que estão em Aparecida, encontra-se José Maria Mayrink, do jornal o Estado de S. Paulo. Profissional reconhecido por uma carreira sólida e com passagem nos maiores e mais importantes veículos de comunicação do País, Mayrink cobre a Assembleia há décadas. “A primeira Assembleia que eu cobri, por coincidência foi aqui em Aparecida, em 1967. Foi uma Assembleia marcada pela participação de dom Helder Câmara. Depois disso, com alguns interregnos, eu cobri quase todas as assembleias da CNBB”, lembra.
Indagado se vê uma diferença no interesse da imprensa laica em relação a Assembleia da CNBB, Mayrink pondera que “houve uma época em que a Igreja interpretava a opinião e os anseios da sociedade, a época da Ditadura Miliar. Então, os bispos conseguiam, nas Assembleias, discutir e falar de coisas que não saiam em outros meios, na imprensa”. E destaca: “era interessante porque houve bispos com posições antagônicas. Dom Helder Câmara, de Olinda e Recife (PE) e dom Geraldo Sigaud, de Diamantina (MG). Dom Sigaud era contra a reforma agrária, por exemplo. Houve uma assembleia em Belo Horizonte, em 1971 na qual os dois deram uma entrevista juntos. Surpreendeu. Perguntava-se como podiam ter posições tão diferentes. Dom Sigaud, respondeu: ´no altar, somos irmãos´”.
Imprensa católica
Andrea Bonatelli, repórter da Rede Vida, também é uma jornalista que tem experiência longa na cobertura das Assembleias da CNBB. “Faz uns 15 anos que cubro. Mesmo quando eu não vinha ao local do encontro, eu acompanhava lá em São José do Rio Preto (SP), na sede da emissora”. Ela considera que o trabalho jornalístico feito pela imprensa católica também evoluiu bastante nos últimos anos.  “No começo éramos somente nós e a Canção Nova, agora temos a Seculo XXI e a Rede Aparecida”, aponta.
O próprio processo de cobertura das TVs católicas também evoluiu. Segundo Bonatelli, a situação foi mudando. “Não fazíamos transmissão ao vivo. As matérias eram gravadas. Na medida, que a Rede foi crescendo, tomou-se como prioridade melhorar a cobertura das assembleias e agora temos uma equipe maior, carros links, há uma alteração na programação da Rede Vida e os jornais são feitos daqui de Aparecida, além de programas especiais em função da assembleia”, disse.
Bonatelli nota que mesmo os companheiros de outras emissoras manifestam um interesse sempre maior com produção de programas ao vivo e participações ao vivo dentro das grades de programação das emissoras católicas. Ela nota que os bispos entenderam mais e melhor qual é o papel das emissoras católicas e estão considerando que é um espaço do episcopado. “Não conseguimos chegar a todos, mas a Assembleia Geral é também ocasião para falarmos com os bispos que vivem mais distantes do centro sul do País”, acrescenta.
FONTE: http://www.cnbb.org.br/eventos-1/assembleia-geral-1/16276-cobertura-jornalistica-da-assembleia-da-cnbb

BÍBLIA FICA INTACTA DENTRO DE CARRO INCENDIADO.

img_6879
Carro foi levado após assalto em uma fazenda de Promissão (SP).
Moradores foram amarrados e presos em um banheiro da casa.

Três criminosos invadiram uma fazenda em Promissão (SP) neste sábado (4), renderam e amarraram um homem e uma mulher juntos e os prenderam no banheiro junto com a filha do casal. De acordo com as informações da polícia, os ladrões furtaram três galões de veneno, uma carteira com R$140 e o carro da família.
j._serafim_2Logo depois da fuga, os criminosos pararam o carro em um canavial, próximo a fazenda, na BR-153, colocaram fogo no veículo e logo saíram em outro carro. O casal conseguiu se soltar e chamou a polícia que no caminho interceptou um carro onde estavam três homens.
Dois conseguiram fugir pelo canavial e o condutor foi preso. O curioso é que os policiais encontraram um exemplar da bíblia intacto ao lado do carro, próximo a outros papéis que foram atingidos pelas chamas.
O canavial em volta do veículo também foi atingido. A polícia ainda procura pelos dois suspeitos que conseguiram fugir.
FONTE: Por G1/ Fotos: Divulgação  – J. Serafim
              http://catholicus.org/biblia-fica-intacta-dentro-de-carro-incendiado/

terça-feira, 14 de abril de 2015

Terço da Virgem Poderosa



Durante o workshop do Ministério de Oração por Cura e Libertação no Encontro Nacional de Formação 2014, foi passado a todos os participantes o Terço da Virgem Poderosa.
Segundo a Equipe Nacional, esse terço se tornou oficial para todo o Ministério de Oração por Cura e Libertação do Brasil durante a reunião nacional, realizada em Goiânia/GO em novembro de 2013. A proposta foi aprovada por todos os coordenadores presentes.

O Terço da Virgem Poderosa deve ser rezado diariamente por todos os servos do Ministério de Oração por Cura e Libertação. Confira abaixo os direcionamentos para esta oração:





Terço da Virgem Poderosa
Vinde Espírito Santo
Creio, Pai Nosso, Três Ave-Marias
Nas contas pequenas:
Ave Maria, Virgem Poderosa, Imaculada Conceição, Rainha das Vitórias, que as vossas Lágrimas de Sangue destruam as forças do inferno. Que assim seja!
Nas vezes do Glória:
A Cruz Sagrada seja minha Luz, não seja o dragão, meu guia, retire-se satanás, nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo o teu próprio veneno. 
Nas contas grandes:
Magnificat: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade da sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas Aquele que é poderoso e cujo Nome é santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que O temem. Manifestou o poder de Seu braço, desconsertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, Seu servo, lembrado da Sua misericórdia. Conforme prometera a nossos pais em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. Amém.
 Jaculatória:
Levanta-se Deus, intercedendo a Bem-Aventurada Virgem Maria, São Miguel Arcanjo e todas as Milícias Celestes. Que sejam dispersos seus inimigos e que fujam de Vossa Face todos os que vos odeiam e vos perseguem. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 
Mistérios do Terço 
No Primeiro Mistério contemplamos: como Jesus nos deu um exemplo brilhante na luta contra satanás e seu reino.
No Segundo Mistério contemplamos: como Jesus venceu a morte e o inferno pela sua paixão e morte na cruz.
No Terceiro Mistério contemplamos: a Cruz de Cristo que se tornou um Sinal de terror para satanás.
No Quarto Mistério contemplamos: como Jesus deu a Virgem Maria a força de esmagar a cabeça de satanás.
No Quinto Mistério contemplamos: como Jesus deu a Virgem Maria o poder sobre satanás eternamente.
Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa; esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Fonte: http://rccrj.org.br/blogs/curaelibertacao/?p=103
http://www.rccbrasil.org.br/espiritualidade-e-formacao/ministerios/1130-ministerio-de-oracao-por-cura-e-libertacao-convida-servos-a-rezar-terco-da-virgem-poderosa.html



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Encontro de Formação para o Ministério Jovem da RCC de Cajueiro Alagoas.



Durante o dia 12/04/15, nós, da coordenação do Ministério Jovem da RCC de Cajueiro tivemos um maravilhoso encontro de formação com Francisco Silva, coordenador Diocesano do Ministério Jovem de Maceió Alagoas e com Anna Paula Damasceno Vasconcelos (Paulinha), coordenadora Estadual do Ministério Jovem de Alagoas.  No mesmo, foram abordados assuntos sobre o Ministério Jovem e os temas Sentinelas da Manhã 1 e Sentinelas da Manhã 2.
Além dos momentos de ensino ministrados por nossos pregadores, também tivemos a participação de nosso amado Sacerdote Padre João Carnaúba da Mota, que esteve conosco durante o encontro, celebrou a Santa Missa e abençoou -nos com o envio missionário.