sábado, 1 de dezembro de 2012

TERÇO MILAGROSO DE SÃO GERALDO:




Na cruz: Reza-se o Credo, três Ave-Marias em louvor à Nossa Senhora e um Glória ao Pai em honra à Santíssima Trindade.

Nas contas grandes: Ó milagroso São Geraldo, pela Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, que tendes em vossos braços: valei-nos, ajudai-nos, salvai-nos e socorrei-nos em todas as nossas dificuldades e aflições.

Nas contas pequenas: Por amor de Jesus Cristo, socorrei-nos, São Geraldo.

No Final: Salve-Rainha.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TERÇO EXORCISTA DE SÃO BENTO:





No Início: Em nome do Pai, Creio em Deus Pai, 3 Ave-Marias e 1 Pai Nosso.

Nas Dezenas:
(Ao final de cada dezena 1 Pai Nosso)
1ª  Dezena: A Cruz Sagrada seja minha luz
2ª  Dezena: Não seja o dragão meu guia
3ª  Dezena: Retira-te satanás
4ª  Dezena: Nunca me aconselhes coisas vãs
5ª  dezena: É mal o que tu me oferece, beba tu mesmo do teu veneno

Ao final: Reza-se uma Salve Rainha.

TERÇO DA FÉ

  




Início: Reza-se o Credo.

Nas contas grandes: Eu sou o Pão da Vida. Este é o Meu corpo, isto é o Meu sangue. Crês nisto?

Nas contas pequenas: Creio Senhor, mas vinde em socorro da minha falta de fé.


Ao final: Reza-se a Salve - Rainha. 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA



        Ó minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço a todos vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E já que assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Amém.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA



Senhor, tende pidedade de nós;
Cristo, tende pidedade de nós;
Senhor, tende pidedade de nós: 
Jesus Cristo, ouvi-nos:
Jesus Cristo, atendei-nos
Deus Pai do céu, tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós 
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós 
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós;


Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Cristo,
Mãe da Igreja
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe sempre virgem,
Mãe imaculada,
Mãe digna de amor,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de perfeição,
Sede da Sabedoria,
Fonte de nossa alegria,
Vaso espiritual,
Tabernáculo da eterna glória,
Moradia consagrada a Deus,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos confessores da fé,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os Santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao céu,
Rainha do santo Rosário,
Rainha das Famílias,
Rainha da paz.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração:
Oremos. Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos Vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da tristeza do século e alcancemos a eterna alegria.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

TERÇO DO PERDÃO





Na Cruz:  CREDO  e  "Eu creio que Deus me liberta da falta de perdão, do ódio, da raiva, dos ressentimentos, das mágoas, das vinganças, do orgulho, do medo... (outros sentimentos que desejar falar). Lava Jesus meu coração difícil de perdoar."

Nas contas grandes:  PAI NOSSO - quando estiver rezando o Pai Nosso modifica-se: “... perdoai-nos as nossas ofensas, assim como eu perdoo .. (falar o nome da pessoa)..." Gloria ao pai...

Nas contas pequenas:  “EU AMO E PERDOO, EU PERDOO E AMO”.

Ao final do Terço:    
Oração: "Senhor Jesus, por Teu Amor, para viver a Tua palavra, eu estou perdoando”... (falar o nome da pessoa).
Finalizar com: “Salve Rainha e Magnificat”.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

TERÇO DO ESPÍRITO SANTO


Oração Inicial:

Vinde Espírito Santo,
vinde pela poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria,
vossa amadíssima esposa.

Início: Credo

Nas Contas Grandes:
Recebereis o Espírito Santo: E sereis minhas testemunhas

Nas Contas pequenas:
Vinde Espírito Santo (10x)

Ao Final: Salve Rainha

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O cristianismo no século XXI: 2050, África e Ásia somarão 41% dos católicos do mundo!


Gaudium Press
Não menos fascinante do que desconhecido, o Extremo Oriente é hoje o lar de quase 11% dos católicos do mundo. Segundo os dados do Anuário pontifício de 2010, cerca de 130 milhões de católicos (10,87 %) habitam no continente asiático. Evidentemente esse número é pequeno se comparado à população total da Ásia, na qual vivem 60% da população mundial (4,14 bilhões), e dentro da qual, a ínfima participação católica de 3,05% do total parece ser quase insignificante. Entretanto, essa promissora região do globo apresenta dados muito significativos de crescimento do número de batizados, sob diversos aspectos.
Paulatinamente a Ásia, e sobretudo a África, ganham participação nas quotas relativas de católicos em relação a cada continente. Entre 2000 e 2010 houve variações consideráveis. A África passou de 12,44% em 2000, para 15,55% em 2010 (173 milhões). De 2009 a 2010 a Ásia passou de 10,47 a 10, 87%. Com base em projeções num cenário moderado, em 2050 teremos tantos católicos no Oriente quanto na Europa (18,37% na Ásia e 18,55% na Europa).
Isso não se deve apenas ao fato de que o número de católicos na Ásia cresce (1,98% ao ano) em uma taxa de crescimento superior à da Igreja (1,44%) e da população mundial (1,33%), mas também pela estabilização do número de católicos na Europa, que perde participação no contingente católico para a África e a Ásia devido à baixa taxa de natalidade. Em suma, a África acaba por ganhar o que a Europa perde, porque anualmente nascem 24 milhões de africanos enquanto a população europeia não possui um acréscimo maior que 900 mil pessoas por ano.
tabela.jpg
Projetando os dados fornecidos pelas várias edições do anuário pontifício na última década, caso a taxa de natalidade em cada continente continuasse a se reduzir segundo o ritmo atual, pode-se dizer que em 2050 a distribuição de católicos teria relevante participação da África e da Ásia, que alcançaria 41% dos católicos do mundo. Inclusive a América começaria a perder participação relativa no contingente católico para os dois continentes.
tabela.jpg
Deve-se acrescentar que diversos países com relevante participação católica terão sua população duplicada até 2050 como é o caso da Nigéria, Tanzânia, do Congo, Quênia, Uganda, Moçambique, Gana, Camarões e Angola.
Crescimento sustentável
A expressão usada no subtítulo é inteiramente aplicável aos casos asiáticos e africanos, onde, de modo diferente ao que foi feito durante o século XIX na América, procurou-se incentivar, sobretudo na Ásia, a formação de um numeroso clero autóctone. Há dados eloquentes que corroboram esse novo horizonte. Entre 2009 a 2010, enquanto ocorreu uma leve flexão na Europa e Oceania, a Ásia ganhou 12 novos bispos e 1.695 sacerdotes. A cifra de novos sacerdotes é mais do que o dobro da África (765), e enormemente superior à Oceania (52) e à América (42). A Europa terminou o ano com 905 sacerdotes a menos. Entre religiosos e diocesanos, havia no ano de 2010 na África 35.611 sacerdotes enquanto que na Ásia são 53.922.
Se o número de religiosos professos diminui na América do Sul (-3,5%) e na América do Norte (-0,9%) e se mantém estável na Europa, eles aumentaram na Ásia em 4,1% ao ano e, na África, 3,1%. Se o número de religiosas diminuiu na Europa, Oceania e América (-2,9%, -2,6% e -1,6% respectivamente) ele cresceu na Ásia e na África em cerca de 2% ao ano. Assim, em 2010 a Ásia somou 160.862 religiosas e a África 63.731. Fenômeno semelhante ocorre com o número de seminaristas maiores: há um decréscimo na Europa (-10.4%) e na América (-1.1%), mas na Ásia há um crescimento de 13%. Nem o PIB chinês cresceu tanto. Assim, na Ásia há 32.677 seminaristas maiores enquanto na África, 25.607.
Como base nesses dados, percebe-se que enquanto a alta taxa de natalidade da África subsaariana proporciona um aumento de participação na quota de católicos no continente, no Oriente verifica-se um crescimento por três razões: grande número de conversões, taxas razoáveis da natalidade e numeroso surgimento de vocações religiosas e presbiterais. Com base nesses dados, parece que o crescimento da Ásia evidencia maior sustentabilidade a longo prazo do que da África, por causa do aumento das vocações sacerdotais e religiosas, que agem entre os fieis católicos como o fermento na massa, como a luz no mundo e o sal da terra (Cf. Mt 5,13-14).
Uma Igreja afro-asiática nasce
Ao longo de 19 séculos a vida da Igreja Católica foi marcante no mundo Europeu, e, sobretudo, às margens do Mediterrâneo. O século XX viu despontar a América como o habitat de quase metade dos católicos do mundo.
tabela.jpg
Em 1910, apenas 6% dos católicos moravam na Ásia e na África, enquanto 93% dos católicos habitavam na Europa e na América. Cem anos depois Ásia e África passaram de modestos 6% da população católica mundial para 26%. O século XXI parece ser, de fato, a era em que a América continuará a possuir o maior contingente de católicos, mas se a dinâmica de crescimento continuar na Ásia e na África o século XXI se concluirá com uma maior proporção de católicos no Extremo Oriente que na Europa ou mesmo América do Sul. Que perspectivas pastorais essa realidade latente pode despontar para nosso século? O que o Espírito Santo tem em vista com essas graças de conversão dada ao oriente?
Atualmente a participação relativa da população católica no mundo predomina na América, com relevante participação na Europa, somando ainda 72% dos católicos do mundo, fazendo com que o catolicismo se apresente diante dos orientais como uma característica da cultura ocidental e estabelecendo um tabu cultural por vezes difícil de transpor em certas regiões do Oriente.
No entanto, se compararmos as quotas de 2010 com a distribuição continental da população mundial em 2050, percebe-se que o século XXI parece ser a era da conversão da Ásia, feita não pelos missionários ocidentais, mas pelos próprios orientais. Enquanto Ásia e América, e, sobretudo, a Europa, perdem intensidade na participação relativa devido às baixas taxas de natalidade, ocorre um boom populacional na África.
No tocante aos católicos, em 2050 África e Ásia aumentariam a participação relativa atingindo a quota de 41%, enquanto América e Europa diminuiriam para 58%. Assim, ser católico não significará mais ser ocidental, europeu ou americano. É possível que o século se conclua com uma superação do número de católicos na Ásia e na África em relação à Europa e América devido às baixas taxas de natalidade previstas para a América Latina, que em algumas décadas seriam comparáveis às da Europa.
Com base nesses dados, em 2050 a participação dos católicos no mundo tende a se equiparar à proporção da população distribuída nos continentes.
O século XXI seria então a era da conversão da Ásia tão almejada por São Tomé, São Francisco Xavier e a plêiade inumerável de heróis que entregaram suas vidas pela conversão do oriente?
As catacumbas do século XXI
Nota-se que é justamente em condições adversas que o catolicismo mais cresce no oriente. É certo que há no extremo oriente países nos quais a população é majoritariamente católica como o pequeno Timor Leste, com 88,84% de participação. Filipinas, com 73,8 milhões, possui a terceira maior população católica do mundo depois do Brasil e do México com uma elevada taxa de natalidade. Até a Indonésia, na qual a população não cristã soma 87,7%, possui um contingente 8 de milhões católicos, ou seja, uma população católica maior do que de países ocidentais como Áustria, Suíça ou Paraguai.
A Coreia do Sul sempre foi considerada como lugar de missão no qual o cristianismo era minoritário. O século XXI começa com 29,2% da população coreana confessando o cristianismo. Deste contingente, a maior denominação cristã é a Igreja Católica Romana, com 5,3 milhões (10,3% da população). A Coreia do Norte, sob rígido regime comunista, apresenta dados semelhantes. De fato, o sangue dos mártires coreanos – o país com maior número de mártires oficialmente catalogados – comprou e continua a comprar a conversão de seus conterrâneos. O episcopado coreano projeta terminar a segunda década do século com 20% da população convertida ao catolicismo.
Ao mencionar a situação dos católicos na Coreia do Norte, recorda-se outros países onde os católicos são minoritários, como a Índia, o Vietnã e a China. Mas é precisamente nesses países que o crescimento da Igreja ocorre de modo preponderante. Há na Índia cerca de 17,3 milhões de católicos, mas que representam menos de 1,58% do total da população indiana. Contudo, há regiões da Índia onde os cristãos somam mais de 90% da população. Entre os estados mais populosos, destaca-se Kerala, localizado ao sudoeste da Índia, no qual 33% dos habitantes são católicos. A Igreja Católica é a maior denominação cristã do país.
Na China, a situação entre a Igreja Católica e o governo é tensa. Lá existem 9 milhões de católicos, menos de 1% da população chinesa, mas o governo julga necessário intervir na nomeação dos bispos e procura manter a Igreja Patriótica fiel a Pequim. No entanto, muitos católicos chineses não se definem entre uma e outra parte, sendo muitas vezes contados como pertencente aos dois grupos. O próprio arcebispo da capital do país, Joseph Li Shan, está simultânea e oficialmente contado entre os fieis a Roma e a Pequim. Com a abertura da economia e a ocidentalização do país, pode parecer que haverá passos a caminho da liberdade, mas por outro lado, o governo chinês ainda continua uma política de censura que derroga a liberdade religiosa e procura estimular uma lastimável propaganda com caracteres xenófobos. Pode-se conjecturar que o trampolim de acesso à China pareça ser Taiwan, que oferece liberdade religiosa e mais de 10% de seus habitantes confessam o cristianismo.
Um país no qual a evangelização é difícil, apesar da liberdade religiosa, é o Japão. Lá há 0,5% da população de 127 milhões que são católicos mas, ao que parece, após séculos de perseguição cerrada, a Igreja ainda não assentou bases sólidas nas ilhas nipônicas. Contudo, há 500.000 fieis no Japão, que podem vir a ser os apóstolos de que o país necessita.
Os cristãos da Ásia
Transcendendo do universo católico para os cristãos acatólicos, verifica-se que o número de discípulos de Cristo no Ocidente é muito maior que o número de católicos, especialmente nos países do extremo oriente como China, Coreas, Tailândia, Papua-Nova Guiné e Indonésia. Exceção para essa realidade são as Filipinas (90%) , o Timor Oriental (90%), Vietnã (9%) e Sri Lanka (7,12%), países nos quais a maioria da população cristã se diz católica. Juntos, esses países somam cerca de 20 milhões de católicos. Eis mais um enclave cristão próximo à Indonésia.
A conversão de outros países por outras denominações cristãs não é motivo de preocupação para o catolicismo, visto já se ter tido o exemplo histórico dos povos bárbaros europeus. Antes dos monges e missionários católicos evangelizarem as tribos germânicas ou eslavas, por lá já haviam semeado noções do Evangelho os arianos. Desse mosaico de povos, surgiu o monólito católico medieval que só foi rompido pela pseudoreforma no século XVI. Resta saber se o mesmo processo ocorrido no início da Idade Média se verificaria no século XXI com o Oriente.
Hoje na Ásia, há cerca de 260 milhões de cristãos. Estatísticas oficiais chinesas, que segundo alguns estudiosos não correspondem propositadamente à realidade, apresentam números que variam entre 3 a 5% da população do gigante asiático como cristã (67 milhões de pessoas). No entanto, outras estimativas elevam esse número para 8% ou mesmo 10% (100 milhões) da população chinesa. Outros países asiáticos oferecem a mesma perspectiva: Arábia Saudita (5,5%) Malásia, (11,1%) Hong Kong (11%), Brunei (11%), Indonésia (12,3%), Kuwait (15%), Cingapura (18,3%), Coréia do Sul (29,2%) e Papua-Nova Guiné (96%, dos quais 32,97% diz-se católica).
No Centro da Ásia e no Oriente Próximo também há motivo para esperança. Do mesmo modo, entre os países do Oriente Médio. Deve-se mencionar em primeiro lugar a Armênia onde 93% da população (3,2 milhões) confessa o cristianismo e cerca de 4% da população é católica. No Líbano 39% da população confessa o cristianismo, mas esse número vem diminuindo por causa das emigrações em virtude do terrorismo contra os cristãos. O Cazaquistão já conta com 51% da população cristã de maioria ortodoxa. Na Síria, 8% da população são cristãos ortodoxos, enquanto 2% são católicos.
Desponta ainda outra esperança entre os países petroleiros do Oriente Médio. Os católicos são, em sua maioria, estrangeiros. Os Emirados Árabes Unidos possuem cerca de 250.000 trabalhadores estrangeiros que são católicos, o que representa cerca de 7% da população. No Kuwait filipinos, indianos e libaneses assim como caucasianos de todos os continentes são 6,16% da população. Contudo, na Arábia Saudita não há liberdade religiosa. Hoje 6,6% da população asiática já é cristã, ou seja, cerca de 250 mil de pessoas.
A Igreja cresce nos países pobres
Se é verdade que o crescimento do catolicismo e do cristianismo em geral dá-se sobretudo nos países pobres, aos quais a crítica ateia usa o pejorativo rótulo de Christian Rice (cristãos do arroz), verifica-se que o desenvolvimento humano e econômico não é um obstáculo absoluto para a conversão dos pagãos. Basta lembrar o caso dos Estados Unidos, uma das maiores potências econômicas dos séculos XIX e XX.O catolicismo cresceu de forma paulatina, mas constante, passando de 2% em finais do século XVIII a cerca de 25% no século XXI. Embora a imigração tenha favorecido esse acréscimo, não se deve negligenciar o papel das conversões ao catolicismo no mundo anglo-saxão tal como se dá na Inglaterra em pleno século XXI. Outro exemplo inegável seria o da Coréia do Sul. O crescimento da Igreja Católica anda pari passu com o desenvolvimento socioeconômico. Hoje a Coréia do Sul é um dos países mais desenvolvidos. Assim não se pode dizer que a educação e a riqueza são obstáculos absolutos para a Evangelização.
Estatísticas consultadas
ADOGLA, Eugene Carls. Religiously Remapped. Mapping Religious Trends in Africa. Dataset of Religious Affliliation. 2 ed. Stanford Undergraduate Research Program. 2007.
ANNUARIO PONTIFÍCIO PER L’ANNO 2000. Città Del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2000.
ANNUARIO PONTIFÍCIO PER L’ANNO 2010. Città Del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2010.
CIA. World Factbook 2009. Disponível em: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/ Acesso: Acesso em: 21 Ago. 2010.
EUROPEAN COMISSION. Eurobarometer. Social values, Science and Technology. Jun. 2005.
PEW RESEARCH CENTER. Global Christianity. A Report on the Size and Distribution of the World’s Christian Population. The Pew Forum on Religion & Public Life. Pew-Templeton Project. Global Religious Futures. 2011.
UNITED NATIONS POPULATION FUND. State of world population 2007. Unleashing the potential of Urban Growth. Thoraya Obaid (Dir.). 2007. Projected populaton (2050).

(MEMS / GGDR / TL)

Surge a “União dos Juristas Católicos de São Paulo”.



Alvíssaras! Neste ano, 2012, erigiu-se a União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp).
O objetivo geral da neoentidade é “(…) contribuir com a atuação dos princípios da ética católica na ciência jurídica, na atividade judiciária, na legislativa e na administrativa, bem como em toda a vida pública e profissional (…)” (Estatuto, art. 4.º, caput).
Tenho esperança de que essa novel associação laical realmente desperte o apostolado ativo de muitos operadores do direito, tornando-os impávidos evangelizadores da sociedade, sem respeitos humanos, em cumprimento ao disposto no cânon 225, §2.º: “Têm [os leigos] também o dever especial, cada um segundo a própria condição, de animar e aperfeiçoar com o espírito evangélico a ordem das realidades temporais, dando testemunho de Cristo, especialmente na gestão dessas realidades e no exercício das atividades seculares.”
A se considerar a estatura moral e intelectual do primeiro presidente, dr. Ives Gandra da Silva Martins, penso que a nuperfundada agremiação dará bastantes frutos. A propósito, em homilia proferida no campusda Universidade de Navarra, na Espanha, aos 8/10/1967, são José Maria Escrivá comunicava esta preciosa lição: “Eu costumava dizer àqueles universitários e àqueles operários que me procuravam lá pela década de 30, que tinham de saber materializar a vida espiritual. Queria afastá-los, assim, da tentação, tão frequente então como agora, de levar uma vida dupla: a vida interior, a vida de relação com Deus, por um lado; e, por outro, diferente e separada, a vida familiar, profissional e social, cheia de pequenas realidades terrestres.Não, meus filhos! Não pode haver uma vida dupla; não podemos ser como esquizofrênicos, se queremos ser cristãos. Há uma única vida, feita de carne e espírito, e essa é que tem de ser – na alma e no corpo – santa e plena de Deus. Esse Deus invisível nós o encontramos nas coisas mais visíveis e materiais.”
Edson Luiz Sampel é Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, do Vaticano. Professor do Instituto Teológico Pio XI (Unisal). Autor do livro “Introdução ao Direito Canônico” (LTR, 2001).

As Quinze Promessas de Nossa Senhora Aos Cristãos Que Recitam O Rosário





  1. Quem me servir fielmente através da recitação do Rosário receberá sinais de graça divina.
  2. Prometo a minha proteção especial e as graças mais grandes àqueles que recitarem o Rosário.
  3. O Rosário será uma arma poderosa contra o inferno, destruirá o vício, diminuirá o pecado, e derrotará a heresia.
  4. Causará que a virtude e os bons trabalhos floresçam; obterá a mercê abundante de Deus para as almas; retirará os corações do homem do amor ao mundo e às suas vanidades para os erguer ao desejo de coisas mais eternas. Oxalá que as almas se santifiquem assim.
  5. A alma que se encomenda a mim através da recitação do Rosário não perecerá.
  6. Quem recitar devotamente o Rosário, aplicando-se à consideração de seus mistérios sagrados, nunca será conquistado pelo infortúnio. Deus não o repreenderá em sua justícia, e não perecerá por uma morte desprovida; se fôr justo permanecerá na graça de Deus e tornar-se-á digno da vida eterna.
  7. Quem tiver devoção vedadeira ao Rosário não morrerá sem os sacramentos da Igreja.
  8. Aqueles que são fieis em recitar o Rosário terão na sua vida e na sua morte a luz de Deus e a plenitude de sua graça divina.
  9. Livrarei do purgatório aqueles que foram devotos ao Rosário.
  10. As crianças fieis do Rosário serão dignas de um alto nível de glória no Céu.
  11. Tereis tudo o que pedires de mim com a recitação do Rosário.
  12. Todos os que propagarem o sagrado Rosário serão ajudados por mim nas suas necessidades.
  13. Consegui do Meu Filho Divino que todos os defensores do Rosário terão por intercessores toda a côrte celestial durante a sua vida e na hora da morte.
  14. Todos os que recitam o Rosário são Meus filhos, e irmã os do meu único filho Jesus Cristo.
  15. A devoção ao Rosário é um grande sinal de predestinação.
      Fonte: http://www.fatima.org/port/essentials/requests/ppromises.asp

TERÇO DO AMOR ( PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO)


No início, rezar: O Pai Nosso, a Ave-Maria e o Credo.
Nas contas do Pai Nosso, rezar:
Doce Coração de Jesus, sede meu amor!
Doce Coração de Maria, sede minha salvação!
Nas contas da Ave-Maria, rezar:
Jesus, Maria, eu Vos amo! Salvai as Almas!
No final do terço, rezar:
Sagrado Coração de Jesus, fazei que eu Vos ame cada vez mais (3 vezes)

TERÇO DA LIBERTAÇÃO







No Início : Credo

Nas contas grandes: Se Jesus me libertar, eu serei verdadeiramente livre

Nas contas pequenas : Jesus, tem piedade de mim ! Jesus, cura-me ! Jesus, salva-me ! 
Jesus, liberta-me !

Ao Final: Salve Rainha.


ROSÁRIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO





























INÍCIO:
Deus vinde em nosso auxilio:
Senhor socorrei-nos e salvai-nos.
Gloria ao Pai....

PRIMEIRA SAUDAÇÃO:
Saudamos o primeiro coro dos anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Serafins, para que o Senhor nos torne dignos de ser abrasados de uma perfeita caridade.  Amém
1 PAI NOSSO 3 AVE MARIA 1 GLÓRIA

SEGUNDA SAUDAÇÃO:
Saudamos o segundo coro dos anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e dos coros celestes dos Querubins, para que o Senhor nos conceda a graça de fugir do pecado e procurar a perfeição cristã.  Amém
1 PAI NOSSO 3 AVE MARIA 1 GLÓRIA...

TERCEIRA SAUDAÇÃO:
Saudamos o terceiro coro dos anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Tronos para que Deus derrame em nossos corações o espírito de verdadeira e sincera humildade.  Amém
1 PAI NOSSO 3 AVE MARIA 1 GLÓRIA

QUARTA SAUDAÇÃO:
Saudamos o quarto coro dos anjos pedindo, pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar nossos sentidos e de nos corrigir de nossas más paixões.  Amém
1 PAI NOSSO 3 AVE MARIA 1 GLÓRIA

QUINTA SAUDAÇÃO:
Saudamos o quinto coro dos anjos pedindo pela intercessão de São Miguel e do coro celeste das Potestades,  para que o Senhor se digne proteger nossas almas contra as ciladas e as tentações do demônio.  Amém
1 PAI NOSSO 3 AVE MARIA 1 GLÓRIA

SEXTA SAUDAÇÃO:
Saudamos o sexto coro dos anjos pedindo pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que  o Senhor não nos  deixe cair em tentação, mas que nos livre de todo mal. Amém
1 PAI NOSSO 3 AVE MARIA 1 GLÓRIA

SÉTIMA SAUDAÇÃO:
Saudamos o sétimo coro dos anjos pedindo pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Principados, para que o
Senhor encha nossas almas do Espírito de uma verdadeira e sincera obediência.  Amém
1 PAI NOSSO 3 AVE MARIA 1 GLÓRIA

OITAVA SAUDAÇÃO:
Saudamos o oitavo coro dos anjos pedindo pela intercessão de São Miguel e do coro celeste dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da  perseverança na fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória eterna do Paraíso.  Amém
1 PAI NOSSO 3 AVE MARIA 1 GLÓRIA

NONA SAUDAÇÃO:
Saudamos o nono coro dos anjos pedindo pela intercessão de São Miguel e do coro celeste de todos os Anjos, para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal para sermos conduzidos por eles à glória eterna do Céu.  Amém.
1 PAI NOSSO 3 AVE MARIA 1 GLÓRIA
No final, reza-se:
1 Pai Nosso em honra de São Miguel
1 Pai Nosso em honra de São Gabriel
1 Pai Nosso em honra de São Rafael
1 Pai  Nosso em honra ao Anjo da Guarda.

Gloriosíssimo São Miguel, chefe e Príncipe dos exércitos celestes, fiel Guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo, vós cuja excelência e virtude são eminentíssimas, dignai-vos a nos livrar de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei, pela vossa incomparável proteção, que nos adiantemos cada dia mais na fidelidade e perseverança em servir a Deus.
Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel Príncipe da Igreja de Cristo: Para que sejamos dignos de Suas promessas.
Oração:
Deus todo-poderoso e eterno,  que  por um prodígio de bondade e misericórdia para salvação dos homens escolhestes para Príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós Vo-lo pedimos, de ser preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora de nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, e que sejamos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade pelos  merecimentos de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém. 

TERÇO DA DIVINA PROVIDÊNCIA





Início:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Em seguida, reza-se o Credo.

Nas contas grandes:
Mãe da Divina Providência, providenciai!


Nas contas pequenas:
Deus provê! Deus proverá!
A Sua misericórdia não faltará!


Ao final:
Vinde, Maria, chegou o momento.
Valei-nos agora e em todo tormento.
Mãe da Providência, prestai-nos auxílio no sofrimento da Terra e no exílio. Mostrai que sois Mãe de amor e de bondade, agora que é grande a necessidade. Amém.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

APRENDA A REZAR O TERÇO DE NOSSA SENHORA


Como rezar o terço:






Para recitar o Rosário com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graça ou pelo menos ter a firme resolução de renunciar o pecado mortal.



1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
4. Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.


Orações do Santo Rosário – O Terço

Sinal da cruz
Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Terço
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.


Creio em Deus
Ceio
em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.


Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.


Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.


Glória ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Jaculatória
Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Agradecimento do Terço
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha….

Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém



MISTÉRIOS DO TERÇO:


MISTÉRIO GOZOSOS SOBRE A INFÂNCIA DE JESUS (segunda e sábado)
1. Mistério: Anunciação do anjo São Gabriel a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)
2. Mistério: Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1,39-56)
3. Mistério: Nascimento de Jesus em Jesus (Lc 2,1-21)
4. Mistério: Apresentação do Menino Jesus no templo (Lc 2,22-40)
5. Mistério: Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei (Lc 2,41-52)

MISTÉRIOS DOLOROSOS SOBRE A PAIXÃO DE JESUS (terça e sexta-feira)
1. Mistério: Agonia morta de Jesus no horto das Oliveiras (Mt 26,36-56)
2. Mistério: Flagelação de Jesus atado à coluna(Mt 27,11-26)
3. Mistério: Coroação de espinhos de Jesus por seus algozes (Mt 27,27-31)
4. Mistério: Subida dolorosa do Calvário (Jo 19,17-24)
5. Mistério: Crucificação de Jesus (Jo 19,25-37)

MISTÉRIOS GLORIOSOS SOBRE A RESSURREIÇÃO DE JESUS E DE SUA MÃE MARIA (quarta-feira, e domingo).
1. Mistério: Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20, 1-18)
2. Mistério: A ascensão Gloriosa de Jesus ao Céu (Lc 24, 50-53) 
3. Mistério: Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Ato 2,1-13)
4. Mistério: Assunção Gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18)
5. Mistério: Coroação de Nossa Senhora no Céu (Apo 12, 1-4)

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1. Mistério: Batismo do Senhor no Jordão (Cor 5, 21 - Mt 3, 17)
2. Mistério: Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3. Mistério: A proclamação do Reino (Mc 1, 15)
4. Mistério: A Transfiguração de Jesus (Lc 9, 35)
5. Mistério: Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)

OBS: PARA REZAR O TERÇO REZA-SE OS MISTÉRIOS DO DIA E PARA REZAR O ROSÁRIO REZAM-SE TODOS OS MISTÉRIOS.



TERÇO DA DIVINA MISERICÓRDIA


TERÇO DA MISERICÓRDIA


No início: Pai-Nosso, Ave-Maria e Creio

Nas contas grandes:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Jaculatória:
Ó Sangue e água que jorrastes do coração de Jesus, como font e de misericórdia para nós , eu confio em Vós!

Nas contas pequenas:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. 
Ao final do terço, reza-se:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. (3 vezes) 

domingo, 25 de novembro de 2012

CASAMENTO

 Naquela noite,enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.


De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.



Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Porquê?" Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.

Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.

Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.

Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e volteia dormir.

Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possível. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis.

Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio", disse Jane em tom de gozação.

Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo "O papai está carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito,eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha
envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela.
Por uns segundos,cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior como corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.

No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.

Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.

A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.

Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mão todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo.

Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.

Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas.Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras:"Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo".

Eu não consegui dirigir para o trabalho... fui até o meu novo futuro endereço,saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia... Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe Jane. Eu não quero mais me divorciar".

Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe,Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe.

A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.

Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe".

Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama, morta.
Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!

Se você não dividir isso com alguém, nada vai te acontecer.

Mas se escolher compartilhar para alguém, talvez salve um casamento. Muitos fracassados na vida são pessoas que não perceberam que estavam tão perto do sucesso e preferiram desistir...

Tente administrar o resultado da sua fraqueza, você é o único responsável por ela, a vida é curta e a juventude também, viva intensamente com responsabilidade evitando cuspir no prato que comeu.

UM CASAMENTO CENTRADO EM CRISTO É UM CASAMENTO QUE DURA UMA VIDA TODA.

Rubens Lima

Valorize quem realmente te ama ... Pense nisso ... !!