sexta-feira, 26 de abril de 2013

Significado de Pio Pelicano

           Diante de observações realizadas nas postagens e panfletos, por convites e publicações de Rodrigo Rios surgiram dúvidas sobre o verdadeiro significado de uma figura simbólica, representada por um pássaro com seus filhotes, sempre postos em destaque. Esse motivo, nos levou a realizar pesquisas, que nos deram respostas à essa curiosidade, que foram sanadas nas páginas do blog do próprio Padre Rodrigo Rios Batista. Vejamos o significado.



   Era crença comum na Antiguidade e na Idade Média que o pelicano abria, com o bico, uma ferida no próprio peito para alimentar os filhotes famintos ou até para despertá-los para a vida, quando mortos. A tradição cristã começou a utilizar o pelicano como símbolo eucarístico, vendo em seu sangue vivificador a figura do sangue redentor de Nosso Senhor Jesus. É nesse contexto que Cristo na Eucaristia, no hino Adoro te devote, atribuído a São Tomás de Aquino, é chamado “Pio Pelicano”. Também poetas como Dante Alighieri, pintores como Giotto di Bondone e sua escola, Masolino da Panicale, Pietro Perugino, artistas iconográficos e miniaturistas reproduzem o pelicano entre os símbolos eucarísticos. 

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE RODRIGO RIOS

No dia 25 de abril de 2013, os fieis da Paróquia Nossa Senhora do Livramento da cidade de Cajueiro, AL  se fizeram presentes na  Ordenação Sacerdotal de Rodrigo Rios Batista, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres , na cidade de Maceió, Alagoas.













































quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Milagre Eucarístico de Lanciano (Pão e vinho se transformaram em Corpo e Sangue de Jesus Cristo, em plena Missa, diante de todos)




O milagre de Lanciano foi o primeiro e continua sendo o maior milagre eucarístico da Igreja Católica.

Por volta dos anos 700, na cidade italiana de Lanciano, existia um mosteiro chamado de São Legonziano. Viviam no mosteiro os monges basilianos e, entre eles, havia um cuja fé parecia vacilante, e ele era perseguido todos os dias pela dúvida de que a hóstia consagrada fosse o verdadeiro Corpo de Cristo e o vinho o Seu Verdadeiro Sangue.
Este monge, que não estava certo de estar mostrando o corpo de Jesus ( na Hóstia Consagrada) e o Sangue (Vinho Consagrado) para seus fiéis, celebrava uma missa na pequena igreja da cidade dedicada a São Longino, o soldado que transpassou o Coração de Cristo com a lança, na cruz.
Foi então que se realizou o milagre: Durante a celebração da Santa Missa, terminada a consagração do pão e do vinho, diante dos olhos do monge, a hóstia transformou-se em Carne Viva e o vinho em Sangue Vivo formando cinco glóbulos irregulares e distintos uns dos outros em sua forma e tamanho.
A Hóstia-Carne, como hoje se observa muito bem, tem o tamanho da hóstia grande atualmente em uso na Igreja Latina. É ligeiramente escura e quando olhada contra a luz adquire um colorido róseo.
O Sangue está coagulado em 5 bolotas de tamanho diferentes e formas irregulares, tem cor de terra tendente ao ocre.




Quem cuida e onde está conservado o milagre
Desde o dia do milagre eucarístico, até o ano de 1176 os Monges Basilianos cuidavam da relíquia.
Os monges Beneditinos de cuidaram do ano de 1176 a 1252.
E Atualmente os Frades Menores Conventuais custodiam o Milagre desde 1252, por determinação do Bispo de Chieti, Laudulfo, e por Bula Pontifícia de 12.05.1252..

Em 1258 os Franciscanos construíram o Santuário atual que em 1700 sofreu uma transformação do  românico-gótico para o barroco. O Milagre foi colocado inicialmente em uma capela ao lado do altar principal, passando em 1636 para um altar lateral da Nave onde ainda se conserva a antiga custódia em ferro batido e placa comemorativa.
Em 1902, o Milagre foi colocado no segundo tabernáculo do altar monumental construido no centro do presbitério pela população de Lanciano.


Analisando o Milagre
No dia 18 de novembro de 1970, os Frades Menores Conventuais, que têm a seu cuidado a igreja do milagre, decidiram, com autorização de Roma, confiar a um grupo de peritos a análise científica daquelas relíquias.
Seguem-se em 1970-1971 - e retomados em 1981 - os reconhecimentos científicos, executados pelo prof. Edoardo Luioli (livre docente em Anatomia e Istologia Patológica e em Química e Microscopia Clínica), coadjuvado pelo prof. Ruggero Berteli (Universidade de Siena).



O que revelou a analise científica:

Antes mesmo de redigirem o documento sobre o resultado das pesquisas realizadas em Arezzo, os Doutores Linoli e Bertellli enviaram aos Frades um telegrama nos seguintes termos: "E o Verbo se fez Carne!".
Em 4 de março de 1971, esses cientistas davam a conhecer as suas conclusões, que inúmeras revistas de ciência, do mundo inteiro, divulgaram em seguida. Ei-las:

  • A Carne é carne verdadeira. O Sangue é sangue verdadeiro.
  • A Carne e o Sangue pertencem a espécie humana.
  • A Carne pertence ao Coração em sua estrutura essencial.
  • Na Carne estão presentes, em secções, o miocárdio, o endocárdio, o nervo vago e, pela expressiva espessura do miocárdio, o ventrícolo cardíaco esquerdo.
  • A Carne e o Sangue pertencem ao mesmo grupo sanguíneo AB.
  • No Sangue foram encontradas as proteínas normalmente existentes e nas proporções percentuais idênticas às encontradas no sangue normal fresco.
  • No Sangue foram encontrados também os minerais cloro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio.
  • A conservação da Carne e do Sangue miraculosos, deixados em estado natural durante doze séculos e expostos aos agentes físicos, atmosféricos e biológicos constitui um Fenômeno Extraordinário.
  • Outro detalhe inexplicável: pesando-se as bolotas de sangue coagulado (e todas são de tamanho e forma diferentes) cada uma delas tem exatamente o mesmo peso das cinco bolotas juntas.




Oração
Ó Jesus, Pão vivo descido do céu, como é grande a Vossa bondade!
Para perpetuar a fé na Vossa Presença Real na Eucaristia, com extraordinário poder, vos dignastes mudar as espécies do pão e do vinho em Carne e Sangue, como se conservam no Santuário Eucarístico de Lanciano.
Aumente sempre mais a nossa fé em Vós, Senhor sacramentado! Ardendo de amor por Vós, fazei com que, nos perigos, nas angústias e nas necessidades, só em Vós encontremos auxílio e consolação, ó divino Prisioneiro dos nossos tabernáculos, ó Fonte inesgotável de todas as graças.
Suscitai em nós a fome e a sede do Vosso alimento eucarístico para que, saboreando este pão celeste, possamos gozar da verdadeira vida agora e sempre. Amém


Fonte de Pesquisa:


terça-feira, 23 de abril de 2013

Maria teve outros filhos além de Jesus?




Nas Sagradas Escrituras, são indicados como irmãos de Jesus, Tiago, José, Judas, Simão (Marcos 6,3). Contudo, a palavra de Deus, nos dá esclarecimentos, que os mesmos, não eram filhos de José com Maria. Portanto, Maria foi sempre virgem.
De acordo com o Evangelho de S. João, a Mãe de Jesus tinha uma irmã (ou prima) também chamada Maria e que era mulher da Cléofas. Assim como, em João 19,25; lemos claramente que: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria Madalena.” Sabemos, também, que essa mesma Maria é a  mãe de Tiago, o menor, e de José (cf. Marcos 15,40; Mateus 27,56).
Contudo, Maria, a mãe de Tiago e de José é uma outra Maria, irmã ou prima da Mãe de Jesus. Foi esta outra Maria, que, no primeiro dia da semana, logo de manhã cedo, foi visitar o sepulcro de Jesus, como lemos em Mateus 28,1: “Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo.” S. Marcos confirma que esta outra Maria é, de fato, a mãe de Tiago (Marcos 16,1). S. Lucas diz o mesmo (Lucas 24,10). Portanto, S. Tiago, que foi Bispo de Jerusalém e é chamado o "irmão do Senhor" em Gálatas 1,19; não é realmente irmão sanguíneo de Jesus, mas primo, filho de Alfeu, (Mateus 10,3 e Atos 1, 13). Tiago provavelmente é irmão de Mateus, já que em Marcos 2,14 Mateus, também é chamado de Levi, era filho de Alfeu . O outro Tiago, de que fala o Novo Testamento, é irmão de João e filho de Zebedeu (Mateus 4,21). Por seu lado, Judas, também se apresenta como irmão de Tiago (Judas 1,1).
Assim sendo, os mencionados irmãos e irmãs de Jesus, de que fala, a Palavra de Deus, no Novo Testamento eram, são na verdade, parentes próximos.
          Ademais, todos nós somos filhos de Maria, por Jesus, que na cruz nos deu Maria por mãe, e mãe  da humanidade, representada pelo apóstolo João: "Mulher, eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe" (João 19,26) . 



Por:

Daniel Pereira de Souza. 
Coordenador do Ministério da Formação e Comunicação, do Grupo de Oração, Nossa Senhora do Livramento,  de Cajueiro  AL.





Hoje Sônia Maria está completando mais uma primavera




Hoje você inicia uma nova jornada, e nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, queremos te dizer que temos muito orgulho em compartilhar da sua amizade. Parabéns Sônia Maria. A RCC de Cajueiro deseja muita felicidade, saúde e muita alegria nesse dia tão especial, e que jesus te abençoe e maria te cubra com o manto sagrado. e saiba que todos nós amamos você!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

VERDADES SOBRE MARIA:





Maria é Cheia de Graça: "Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lucas 1, 28). 
Maria é mãe de Deus: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. ( Mateus 1, 23). Maria é mãe de Jesus; e Jesus é Deus – Logo: Maria é Mãe de Deus.
Maria é mãe da Igreja: Maria é nossa mãe, a Mãe da Igreja, que somos nós. É oportuno lembrar-nos da entrega que o próprio Jesus fez, no momento da sua crucificação, dando Maria como mãe da Igreja e dado a nós como filhos de sua mãe (João 19,26-27).
Maria é nossa intercessora: Ela também intercede por nós (João 2, 1-12). 
Maria é a Bem aventurada: "E todas as gerações me proclamarão bem aventurada" (Lucas 1, 48).




Por:

Daniel Pereira de Souza. 
Coordenador do Ministério da Formação e Comunicação, do Grupo de Oração, Nossa Senhora do Livramento, de Cajueiro  AL.

domingo, 21 de abril de 2013

FESTA DE SANTO EXPEDITO EM CAJUEIRO ALAGOAS

No dia 19 de abril de 2013, Cajueiro - AL celebra a festa de Santo de Expedito, com muito fervor. Em procissão pelas ruas da comunidade, doações de pães para os mais necessidades, Missa e muitas orações.