terça-feira, 23 de abril de 2013

Maria teve outros filhos além de Jesus?




Nas Sagradas Escrituras, são indicados como irmãos de Jesus, Tiago, José, Judas, Simão (Marcos 6,3). Contudo, a palavra de Deus, nos dá esclarecimentos, que os mesmos, não eram filhos de José com Maria. Portanto, Maria foi sempre virgem.
De acordo com o Evangelho de S. João, a Mãe de Jesus tinha uma irmã (ou prima) também chamada Maria e que era mulher da Cléofas. Assim como, em João 19,25; lemos claramente que: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria Madalena.” Sabemos, também, que essa mesma Maria é a  mãe de Tiago, o menor, e de José (cf. Marcos 15,40; Mateus 27,56).
Contudo, Maria, a mãe de Tiago e de José é uma outra Maria, irmã ou prima da Mãe de Jesus. Foi esta outra Maria, que, no primeiro dia da semana, logo de manhã cedo, foi visitar o sepulcro de Jesus, como lemos em Mateus 28,1: “Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo.” S. Marcos confirma que esta outra Maria é, de fato, a mãe de Tiago (Marcos 16,1). S. Lucas diz o mesmo (Lucas 24,10). Portanto, S. Tiago, que foi Bispo de Jerusalém e é chamado o "irmão do Senhor" em Gálatas 1,19; não é realmente irmão sanguíneo de Jesus, mas primo, filho de Alfeu, (Mateus 10,3 e Atos 1, 13). Tiago provavelmente é irmão de Mateus, já que em Marcos 2,14 Mateus, também é chamado de Levi, era filho de Alfeu . O outro Tiago, de que fala o Novo Testamento, é irmão de João e filho de Zebedeu (Mateus 4,21). Por seu lado, Judas, também se apresenta como irmão de Tiago (Judas 1,1).
Assim sendo, os mencionados irmãos e irmãs de Jesus, de que fala, a Palavra de Deus, no Novo Testamento eram, são na verdade, parentes próximos.
          Ademais, todos nós somos filhos de Maria, por Jesus, que na cruz nos deu Maria por mãe, e mãe  da humanidade, representada pelo apóstolo João: "Mulher, eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe" (João 19,26) . 



Por:

Daniel Pereira de Souza. 
Coordenador do Ministério da Formação e Comunicação, do Grupo de Oração, Nossa Senhora do Livramento,  de Cajueiro  AL.





Nenhum comentário: