sábado, 16 de maio de 2015

NOVENA DE PENTECOSTES
















NOVENA DE PENTECOSTES

ABERTURA (Para todos os dias)

  1. Canto inicial
  2. Invocação

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e ascendei neles o fogo do vosso amor.
D. (dirigente) – Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. (resposta dos participantes) – E renovareis a face da terra.

Oremos: Deus, que instruístes o coração dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo: fazei que apreciemos retamente todas as coisas, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

  1. Oração Introdutória: (Em 2 grupos ou coros: grupo A e grupo B; D: dirigente; T: todos).

A – Vinde, Espírito Santo, e enviai-nos, do alto do céu, um raio da vossa luz!

B – vinde, Pai dos pobres, vinde, fonte de todos os dons, vinde, luz dos corações!

A -  Consolador magnífico! Doce hóspede da alma! Doce reconforto!

B – Sois repouso para o nosso trabalho, calmante para as nossas paixões, lenitivo para as nossas lágrimas!

A – Ó luz da felicidade, inundai plenamente os corações dos vossos fiéis!

B – Sem o vosso auxílio, nada pode o homem, nada produz de bom!

A – Lavai as nossas manchas! Banhai a nossa aridez! Sarai as nossas feridas!

B – Dobrai a nossa dureza! Aquecei a nossa fraqueza! Retificai os nossos erros!

A – Dai aos vossos fiéis, que em vós confiam, os sete dons sagrados!

B – Dai-nos o mérito da virtude! Dai-nos o troféu da salvação! Dai-nos a alegria eterna!

T – Amém! Aleluia!

  1. Passar à página do dia próprio da Novena (primeiro dia, segundo dia,...)

11. Benção Final (para todos os dias). Se houver um sacerdote presente, ele deve conduzir este momento).
- Pai Nosso...
- Ave Maria...
- Glória ao Pai...

T – Assim como nos reunimos em vosso nome, ó Divino Espírito Santo, concedei-nos, por vosso amor, a graça de permanecermos sempre unidos na justiça evangélica e na solidariedade fraterna. Que nunca nos esqueçamos e nos afastemos de vós, e alcancemos juntos verdadeira e eterna felicidade. E que esteja sobre nós, sobre nossos amigos e familiares, sobre nossos intercessores e colaboradores, bem como sobre todos aqueles com quem ainda não vivenciamos a plena comunhão e caridade, a benção do Deus único e todo poderoso que é Pai U, Filho U e Espírito Santo U. Amém!

12. Cântico Final
Abraço de Paz; Recomendações; Despedidas.

PRIMEIRO DIA:
“O Espírito Santo no seio da Santíssima Trindade”

Abertura (Página inicial)

  1. Leitura Bíblica: Mt 3, 13-17

  1. Reflexão Catequética (Dirigente)


  1. Partilha Espontânea (cerca de 20 minutos)

  1. Cântico

  1. Oração Final

A – Espírito Santo, que conduzistes os profetas por desertos de areia ou pela amplidão dos mares,

B – Sopra sobre nossos olhos, a fim de que, por toda a parte, saibam ver a Trindade Santa.

A – Sopra sobre nossos lábios, a fim de que só digam e cantem a Verdade que liberta.

B – Abre nossos corações À Beleza do mundo, ao alegre esplendor das formas sensíveis,

A -  para que todos os nossos encontros sejam sempre louvores a Deus e motivos de amor,

B -  e todas as criaturas constituam oportunidades que nos levem ao Criador. Amém

10. Sugestão de Atividade em casa: LER 2 Cor 13,13 ; 1Cor 12,4-6; Mt 28,16-20

Consagração ao Divino Espírito Santo (em casa)
 Ó Espírito Santo, Divino Espírito de luz e de amor, eu vos consagro a minha inteligência, o meu coração e a minha vontade, todo o meu ser, no tempo e na eternidade.
Que a minha inteligência seja sempre dócil às vossas celestes inspirações e à doutrina da Santa igreja Católica, de que sois guia infalível.
Que o meu coração seja sempre inflamado de amor de Deus e do próximo.
Que a minha vontade seja sempre conforme à vontade divina, e que toda a minha vida seja uma imitação fiel da vida e das virtudes de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem, com o Pai e convosco sejam dadas honra e glória para sempre. Amém.

  1. Benção Final (folha inicial)
  
SEGUNDO DIA:
“O Espírito Santo é Deus”

05. Abertura (Página inicial)

06. Leitura Bíblica: 1Cor 2,9-12

07. Reflexão Catequética (Dirigente)


08. Partilha Espontânea (cerca de 20 minutos)

09. Cântico

10. Oração Final

A – Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir.
T – Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

B – Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra, e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber em nós a vossa presença de Pessoa Divina.
T – Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

A – Cremos, ó Espírito Santo, que viveis na Igreja e em nós, sois o hóspede permanente, sempre a modelar em nosso ser a figura e a forma de Jesus Cristo.
T – Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

B – Nós nos dirigimos também à vós, Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude inebriante do Espírito Santo, experimentastes a sua força em vosso ser, e o vistes operando em vosso filho Jesus: Intercedei por nós, para que nossa mente e o nosso coração se abram à ação divina.
T – Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

A -  Fazei com que tudo o que pensamos, fazemos ou ouvimos, todos os nossos gestos e todas as nossas palavras, sejam tão somente abertura e disponibilidade a este único Santo Espírito  que forma a Igreja no mundo.
T – Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

B -  Edifica o corpo de Cristo na história; promove o testemunho da fé; consola e conforta; plenifica de confiança e de paz o nosso coração, mesmo em meio às dificuldades e tribulações.
T – Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

T – Nós o pedimos, Pai, juntamente com a intercessão de Maria e de todos os santos, e em nome de vosso filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

10. Sugestão de Atividade em casa: LER At 5,1-6 ; Rm 8,5-15


11. Benção Final (folha inicial)


TERCEIRO DIA:
“O Espírito Santo é uma Pessoa”

05. Abertura (Página inicial)

06. Leitura Bíblica: At 13,1-4

07. Reflexão Catequética (Dirigente)

08. Partilha Espontânea (cerca de 20 minutos)

09. Cântico

10. Oração Final (J. Galot, S.J.)

A – Espírito Santo, contemplar-te, é mergulhar o olhar no invisível, em pleno mistério de Deus.

B – Não tens um semblante de Evangelho como o Cristo, nem uma face de Pai; mesmo renunciando a te imaginar um rosto, queremos aderir a ti com todas as nossas forças.

A -  Não tens um semblante porque és o fogo do amor que reúne os semblantes do Pai e do Filho, para não formar senão um só, numa sublime fusão.

B – Vives nos semblantes de outrem, como sua vida mais secreta, e és tu que nos revela o autêntico semblante do Salvador, bem como o do Pai Celeste.

A -  És abismo de profundidade, recôndito inexpugnável e inexprimível de se representar em traços delimitados.

B -  Tu és o sopro que emana do Pai e do Filho e que vem animar nosso espírito, formar-nos uma feição espiritual.

A -  Tu és a inspiração de nossa alma, o pensamento do nosso pensamento, o impulso de nossa vontade, a força do nosso amor.

B – Tu é a vida divina que vem nos fazer viver o Cristo, que invade nosso ser para transfigura-lo.

A -  Tu nos ultrapassas infinitamente e no entanto, és tão íntimo à nós;

B -  Não resides num longínquo abstrato, mas no concreto palpitante de nossa existência.

T – Contemplar-te, é deixar-se tomar pela torrente de um amor que transborda e se apossa de toda a nossa pessoa humana. Amém.

10. Sugestão de Atividade em casa: Procura em sua Bíblia as indicações dos textos da Reflexão Catequética de hoje, e se possível, identificar outros exemplos de AÇÕES PESSOAIS do Espírito Santo.

11. Benção Final (folha inicial)


QUARTO DIA:
“O Espírito da Promessa no Antigo Testamento”

05. Abertura (Página inicial)

06. Leitura Bíblica: Ez 36, 24-28

07. Reflexão Catequética (Dirigente)


08. Partilha Espontânea (cerca de 20 minutos)

09. Cântico

10. Oração Final (Edith Stein + Liturgia Oriental)

A – Quem és tu, doce luz que inundas e aclaras a noite do meu coração? Tu me guias com tua mão maternal. Se me desamparas, não avanço mais, nem sequer um passo.

B – Tu és o espaço que cerca o meu ser e no qual tu te ocultas. Se me abandonas, caio no abismo do nada, do qual me chamaste para o ser.

A – Estas mais próximo de mim que eu, és mais íntimo de mim que meu íntimo.

B – E, contudo, ninguém te atinge, ninguém te compreende.

T – E nenhum nome pode aprisionar-te: Espírito-Santo-Eterno Amor.

A -  Vem, Espírito Criador venerado e todo-poderoso, pelo qual tudo foi feito.

B -  Tu tens tudo em tuas mãos, tu que estás acima de toda sabedoria e de todo poder.

A – Nada pode descrever-te, compreender-te, sondar-te.

B – Tu terminas toda a criação em sua essência; tu és inseparável de todas as coisas em sua força.

A – Nós te bendizemos, Senhor de todas as coisas e muito bom!

B – De ti procedem toda existência, toda respiração, todo pensamento, todo conhecimento de Deus.

A – Nós te bendizemos porque és tu que fazes ver a beleza do céu, o percurso do sol,

B – o círculo da lua, a magnificência das estrelas.

T – Por isso nós proclamamos: glória a ti, Espírito Criador!

D – Divino Espírito Santo.

T – Iluminai-nos!

10. Sugestão de Atividade em casa: LER Jl 3,1-2; Ez 36,26-27 e Is 44,3 – Repetir, por diversas vezes durante o dia, jaculatórias como: “Divino Espírito Santo, iluminai-me”; “Espírito Divino, concedei-me os vossos santos dons”;  “Renova-me, Divino Espírito Santo”, e outras que espontaneamente surgirão.
  
11. Benção Final (folha inicial)


QUINTO DIA:
“A catequese de Jesus sobre o Espírito Santo”

05. Abertura (Página inicial)

06. Leitura Bíblica: Jo 14, 12-17

07. Reflexão Catequética (Dirigente)

08. Partilha Espontânea (cerca de 20 minutos)

09. Cântico

10. Oração Final (Carmela do Espírito Santo)

A – Vem, Espírito Santo, e santifica-me. Vem Espírito de Verdade, e enche-me de ti. Que a tua sapiência divina me instaure na Verdade.

B – Eu desejo que a Verdade reine na minha mente, nas minhas palavras, nos meus afetos, nas minhas ações, evitando tudo que lhe seja contrário, não só a mentira, senão também a dissimulação, a duplicidade,a falta de sinceridade.

A – Vem, Espírito de paz, e dá-nos atua paz,  a paz profunda que dilata a alma e a torna apta às tuas operações; a paz que acalma e domina todo o sensível.

B – Vem, Espírito de caridade, faze-me tão inflamado de teu amor, que o faça transbordar sobre as almas, que eu desejo levar a ti.

A -  Oh, Divino Espírito! Transforma-me em amor. Só assim poderei responder plenamente a teu convite, e ser útil à Igreja.

B -  Ó Espírito da Verdade, faze-me conhecer o Verbo, ensina-me a lembrar-me sempre de tudo quanto ele disse.

A – Ilumina-me, guia-me, torna-me, conforme Jesus, em outro Cristo, comunicando-me as suas virtudes,

B – sobretudo a paciência, a humildade, a obediência.

T – Faze-me participar de sua obra redentora. Faze-me entender e amar a cruz.

10. Sugestão de Atividade em casa: RELER Jo 7,37-39; Jo 14,26; Jo 15,26 ; Jo 16,7-8.13-14


11. Benção Final (folha inicial)


SEXTO DIA:
“Espírito Santo, dom de Deus”

05. Abertura (Página inicial)

06. Leitura Bíblica: Rm 5,1-5

07. Reflexão Catequética (Dirigente)

08. Partilha Espontânea (cerca de 20 minutos)

09. Cântico

10. Oração Final (Ofício de Taizé)

A – louvor a ti, Senhor poderoso, Espírito consolador, generoso dispensador de todos os bens, igual ao Pai e ao Filho, a ti a glória e a soberania.

B – És a luz e portador da luz. És bondade e fonte de toda bondade. És o Espírito que forma profetas e suscita apóstolos.

A – Dás a vitória aos mártires e poder aos confessores. Tornas inteligentes os que te procuram, orientas os que estão sem destino,

B – consolas os tristes e fortaleces os fracos, cuidas dos feridos, ergues os que caíram, dás coragem aos que tem medo, acalmas os violentos, abrandas os corações endurecidos, confirmas os fiéis e resguardas os que crêem.

A -  Eu te suplico, Espírito consolador, desce ao templo do meu coração, como desceste à sala do cenáculo, testemunha da santa ceia.

B -  Vivifica-me com teus dons benfazejos, abrasa-me o coração com o fogo do teu amor, concede-me tua sabedoria eterna e que tua luz resplandecente me purifique o coração.

A – Que eu te conheça com verdadeiro discernimento, tu que reinas com o Pai e o Filho.

B – Guia-me para que te glorifique e te adore com toda pureza, amor e obediência,

A – com o Pai de quem procedes e com o Filho de quem recebes, agora e sempre. Espírito Santo vem rezar em mim.


10. Sugestão de Atividade em casa: Ler At 8,9-25


11. Benção Final (folha inicial)

  
SÉTIMO DIA:
“Sereis batizados no Espírito Santo”

05. Abertura (Página inicial)

06. Leitura Bíblica: At 1,4-9

07. Reflexão Catequética (Dirigente)

08. Partilha Espontânea (cerca de 20 minutos)

09. Cântico

10. Oração Final (Arc. Stephen Langton (U1216))

A – Quem és tu, doce luz que inundas e aclaras a noite  do meu coração? Tu me guias com tua mão maternal. Se me desamparas, não avanço mais, nem sequer um passo.

B – Tu és o espaço que cerca o meu ser e no qual tu te ocultas. Se me abandonas, caio no abismo do nada, do qual me chamaste para o ser.

A – Estas mais próximo de mim que eu, és mais íntimo de mim que meu íntimo.

B – E, contudo, ninguém te atinge, ninguém te compreende.

T – E nenhum nome pode aprisionar-te: Espírito-Santo-Eterno Amor.

A -  Vem, Espírito Criador venerado e todo-poderoso, pelo qual tudo foi feito.

B -  Tu tens tudo em tuas mãos, tu que estás acima de toda sabedoria e de todo poder.

A – Nada pode descrever-te, compreender-te, sondar-te.

B – Tu terminas toda a criação em sua essência; tu és inseparável de todas as coisas em sua força.

A – Nós te bendizemos, Senhor de todas as coisas e muito bom!

B – De ti procedem toda existência, toda respiração, todo pensamento, todo conhecimento de Deus.

A – Nós te bendizemos porque és tu que fazes ver a beleza do céu, o percurso do sol,

B – o círculo da lua, a magnificência das estrelas.

T – Por isso nós proclamamos: glória a ti, Espírito Criador!

D – Divino Espírito Santo.

T – Iluminai-nos!

10. Sugestão de Atividade em casa: Mc 1,4-8 – Após a leitura, orar por alguns momentos pedindo a Deus que nos conceda um maior entendimento a respeito da possibilidade de amadurecermos, de crescermos no nosso relacionamento com a Pessoa-dom, que é o Espírito Santo.

Consagração ao Divino Espírito Santo (em casa) (Santiago Alberione)
Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, eu te adoro, te dou graças, te amo e te peço perdão pelas vezes que te ofendi em minha própria pessoa ou em meu próximo. Desce com a plenitude de teus dons nas sagradas ordenações dos bispos, sacerdotes e diáconos; na profissão dos religiosos, na confirmação dos fiéis. Dá-nos a todos luz, santidade e espírito missionário. Espírito de Verdade, te consagro a mente, a imaginação, a memória: ilumina-me para que eu conheça a Cristo Mestre, e assimile seu Evangelho e a doutrina da Igreja. Acrescenta em mim o dom da sabedoria, da ciência, da inteligência e do conselho. Espírito Santificador, te consagro a minha vontade: guia-me segundo so teus desejos, ajuda-me a ser fiel na observância dos mandamentos de Deus e em meus compromissos. Concede-me o dom da fortaleza e do temor de Deus. Espírito vivificador, te consagro meu coração: conserva e acrescenta em mim a vida divina. Concede-me o dom da piedade. Amem.
11. Benção Final (folha inicial)


OITAVO DIA:
“A efusão do Espírito Santo”

05. Abertura (Página inicial)

06. Leitura Bíblica: Gálatas 5,16-23

07. Reflexão Catequética (Dirigente)

08. Partilha Espontânea (cerca de 20 minutos)

09. Cântico

10. Oração para pedir o batismo no Espírito Santo (Pe. Alírio José Pedrini, SCJ)

T – Senhor Jesus, vivo, ressuscitado, vós recebestes o Espírito Santo em plenitude para comunica-Lo a todos os que crêem em vós de todo o coração. Eu creio em Vós, Jesus! De todo coração! Com toda alegria e ação de graças!
Jesus, desejo vivamente viver minha vida cristã em plenitude e santidade. Mas, para assim vive-la, eu preciso da ação vigorosa do Vosso Santo Espírito.
Jesus, já me destes o Espírito Santo no dia do meu batismo e O confirmastes em pelo sacramento do crisma. Mas peço-Vos que hoje O liberes em todo o meu ser, para que eu fique cheio, encharcado, plenificado d’Ele.
Jesus, um dia dissestes: “sereis batizados no Espírito Santo”. Batiza-me agora, Jesus, conforme a vossa promessa! Mergulhai-me no oceano do amor e da santidade do Espírito Santo, para que eu fique plenificado por Sua presença e por Sua ação vigorosa e santificadora!
Jesus, liberai em mim o Vosso Santo Espírito, de tal modo que Ele se aproprie de mim, de todo o meu ser: do meu espírito, do meu psiquismo, das minhas faculdades mentais e emocionais e do meu físico, convertendo-me, libertando-me, transformando-me, curando-me e santificando-me de tal forma, que eu possa ser uma criatura, para viver uma vida nova, em comunhão de amor com o meu Deus  e com os meus irmãos.
Jesus, batizai-me no Espírito Santo! Que eu possa experimentar vivamente Sua presença e Sua santidade em minha vida, todos os dias! Jesus, que o Espírito de amor gere em mim com Seus carismas, para que eu possa servir muito mais e melhor aos meus irmãos!
Batizai-me, Senhor Jesus, no Vosso Santo Espírito!
Jesus, creio vivamente que Vós fareis acontecer em mim essa graça bendita. Porque creio, agradeço. Sim, Jesus, agradeço de todo o coração por tão grande graça. Desejo corresponder ao amor e à ação do Vosso Espírito Santo, com toda a atenção e dedicação.
Obrigado, Jesus.

(Os servos rezam com imposição das mãos)

10. Sugestão de Atividade em casa: Ler At 10,24-48 – reservar um tempo para estar em comunhão com o Senhor, e repetindo em oração a disposição de queres ser replenado por seu Espírito. Manifeste ao Senhor a sua vontade de se deixar conduzir inteiramente por Seu Espírito, e de acolher todos os dons e carismas que Ele quiser lhe conceder. Lembre-se, e confie: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8,26)

11. Benção Final (folha inicial)


NONO DIA:
“Capacitados para servir”

05. Abertura (Página inicial)

06. Leitura Bíblica: Mc 16,12-18

07. Reflexão Catequética (Dirigente)

08. Partilha Espontânea (cerca de 20 minutos). Neste dia, o Dirigente orienta a todos sobre a importância da participação na vida da Comunidade Eclesial (Grupos de Oração, de Estudos Bíblicos, Promoção Social, de Pastorais diversas), como uma conseqüência da consciência de Pentecostes 9At 2, 42). Agradece a participação de todos, e faz os pertinentes convites.

09. Cântico

10. Oração Final (Pe. Haroldo J. Hanm, SJ e Maria J. R. Lamego)

A – Graças, Senhor, pelo teu Pentecostes, que se renova mais e mais agora. Sabemos que é chegada a tua hora, e que dispensas os teus dons em profusão...

B – Dá-nos também um Pentecostes que nos abale, que nos sacuda... Um rápido tufão que da nossa pequenez nos desinstale; que leve, uivando, a bagatela, o lixo odioso, e ponha à prova das nossas tendas a firmeza.

A – Dá-nos um Pentecostes que nos derrube ao chão, como um vento conquistador, impetuoso; mas que saneie o charco e corte a estrada que nos conduza à segurança e à certeza.

B – Dá-nos um novo Pentecostes, vendaval que arrombe portas e janelas: um sinal para sairmos de nós, e aos outros dar entrada; que sobre o mundo nos dê outro cenário sem os espelhos do nosso santuário que só nos reflete a nós: a nós e o nada!

A -  Dá-nos um novo Pentecostes, de abrasar, para a nova de Jesus anunciar aos pequeninos, aos que choram e aos que tem fome, para que cresçam e riam, em teu nome! Má nova aos grandes, cuja vida é um não. Sejam todos pequenos, em teu nome, e chorem, para obter o teu perdão.

B -  Dá-nos um novo Pentecostes, fogo e chama, que queime em nós o erro e a mesquinhez, rasgando a selva e secando a lama... fazendo ver com nova limpidez visões de apocalipse e de verdade: tua verdade, serena e uma só: a vida que é nossa, na Trindade... e, para além do pó, um encontro já marcado: a eternidade!

A -  Dá-nos um novo Pentecostes, que além disto, purifique o ouro em nós, até brilhar e refletir no mundo Jesus Cristo.

B -  Dá-nos um novo Pentecostes, que faça ardente tocha da tua Igreja. Firmados nessa rocha o mal não poderá nos arrastar.

T – Renova-a dia-a-dia, para que mais e mais dê glória a Deus, para que mais e amis sejamos teus, até o renascer na Parusia!

10. Sugestão de Atividade em casa: Ler 1Cor 12,1-31; fazer, em oração, o propósito de ler diariamente um trecho da Sagrada Escritura.

11. Benção Final (folha inicial)



Nenhum comentário: